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Primeiro trecho duplicado da Rodovia dos Minérios é entregue; obras continuam até Rio Branco do Sul

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta sexta-feira (25) a primeira parte da duplicação da Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré. O trecho, que recebeu R$ 165 milhões em investimentos do Governo do Estado, faz parte de um projeto de reforma completa da rodovia, com intervenções já em andamento na área urbana de Almirante Tamandaré e futuras obras planejadas até Rio Branco do Sul.

A duplicação da rodovia, esperada há mais de 30 anos, visa aumentar a segurança da estrada, melhorar o fluxo para residentes e trabalhadores das cidades vizinhas e promover o desenvolvimento nos municípios da região. “Esta é uma grande obra, dividida em lotes, porque é um investimento muito grande. Hoje nós inauguramos o primeiro trecho, com uma obra muito moderna, e temos ainda um segundo trecho de 1,2 quilômetro já em obras há cerca de um mês. Até janeiro esperamos lançar mais um edital para, com o projeto completo, chegando até Rio Branco do Sul, totalizarmos cerca de R$ 800 milhões em investimentos viários na região”, disse o governador.

O primeiro lote de 4,74 quilômetros duplicados liga Curitiba ao perímetro urbano de Almirante Tamandaré, passando pelo Contorno Norte (PR-418). “Há 30 anos a população de Almirante Tamandaré e dos demais municípios da região demandavam a duplicação desta rodovia. Por muitos anos ela foi considerada uma estrada perigosa, por ter um fluxo muito intenso em pista simples. Por isso, desde o início da nossa gestão, tivemos como prioridade fazer esta obra. Hoje entregamos uma rodovia totalmente diferente, moderna e segura”, afirmou o governador.

Outro trecho da Rodovia dos Minérios já está em andamento desde julho de 2024, incluindo a duplicação de 1.280 metros no perímetro urbano de Almirante Tamandaré e a construção de um viaduto no entroncamento com a Rodovia do Calcário (PR-509). Este trecho receberá um total de R$ 50,7 milhões em investimentos e 15,9% do contrato já foi concluído. A previsão é que essa parte seja entregue em setembro de 2025.

Os projetos fazem parte de um plano de modernização da rodovia, abrangendo Itaperuçu e Rio Branco do Sul, com cerca de R$ 800 milhões destinados a melhorias viárias na região. “O segundo trecho já está em andamento e, na sequência, devemos colocar na praça outros trechos desta rodovia. São obras que têm que ser feitas em etapas, para minimizar o impacto para quem roda diariamente pela estrada. Mas, ao final das reformas, teremos um acesso totalmente renovado por todos estes municípios”, afirmou Sandro Alex.

Devido à natureza do tráfego local, com a passagem frequente de caminhões carregados de calcário, cimento e minérios, as vias centrais foram construídas com pavimento de concreto, mais resistente que o asfáltico e menos oneroso em manutenção. “Esta técnica do concreto é o que há de mais moderno no mundo para construção de estradas. Elas têm uma vida útil maior e também demora muito mais tempo para que seja necessário fazer obras de manutenção”, disse Ratinho Júnior.

As obras também incluem acostamento, dez pontes, quatro viadutos, ciclovias, calçadas, iluminação pública, paisagismo e uma passarela. Considerada de alta complexidade, a reforma priorizou a segurança dos motoristas e moradores, enfrentando desafios no tráfego e altos índices de acidentes anteriores no local. “Esta foi uma das obras mais complexas feitas em perímetro urbano do Brasil. Foram intervenções muito robustas feitas em meio ao tráfego diário de carros e caminhões. Apesar dos desafios, hoje entregamos uma estrada de primeiro mundo aos moradores da região”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Iniciada no final de 2019, a reforma enfrentou desafios, incluindo desapropriações e soluções desatualizadas, mas foi retomada com força em abril deste ano após revisão dos contratos. A duplicação da Rodovia dos Minérios também impulsionou o desenvolvimento econômico, atraindo a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que planeja investir cerca de R$ 3 bilhões em fábricas de cimento e calcário na região. “Nós temos 60% do calcário do Paraná aqui, somos o quarto maior produtor de morangos do Estado, entre outros potenciais. A estrada será um indutor econômico, com atração de ainda mais empresas e empregos”, disse.

A cerimônia de entrega contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes; o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos; o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado; os deputados estaduais Alexandre Curi, Flávia Francischinni e Luiz Cláudio Romanelli; a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad; e outras autoridades.

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