WhatsApp
Facebook
Previsão aponta março quente e com chuvas abaixo da média em partes do Paraná, segundo Simepar

As duas primeiras semanas de março serão mais secas, com temperaturas bastante altas, mantendo o desconforto térmico intenso no Paraná. Ao longo do mês, as temperaturas devem ficar levemente acima da média em todas as regiões do Estado. Com a chegada do outono, as temperaturas devem começar a cair gradualmente. Conforme o início de março neste sábado, as máximas podem alcançar até 37°C, em ritmo semelhante ao registrado em fevereiro.

No último dia de fevereiro, nove cidades paranaenses registraram temperaturas acima de 35°C antes mesmo das 15h, incluindo Altônia, Capanema, Cambará, Cândido de Abreu, Cerro Azul, Loanda, Palotina, Santa Helena e Umuarama. Nas praias fluviais de Porto Rico, no Noroeste, foi registrado 28°C ainda pela manhã, antes das 9h desta sexta-feira.

De maneira geral, as águas de março devem fechar o verão dentro da média histórica nas regiões Centro e Leste do Estado. Porém, no Norte e Oeste, espera-se um cenário mais seco, com chuvas abaixo da média. “As tempestades isoladas ficarão menos frequentes, e aumenta o intervalo entre os dias com chuva. Isso acontece porque vai diminuir a umidade da atmosfera. Teremos mais predomínio de massas de ar seco”, afirmou Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

As médias históricas de chuva em março variam pelo estado. O Litoral costuma registrar volumes entre 200 mm e 300 mm. Na faixa de Curitiba até Telêmaco Borba, os valores médios caem para 100 mm a 125 mm, exceto na região de Castro, que apresenta médias entre 75 mm e 100 mm de precipitação, caracterizando-se como a área onde menos chove no mês. Em regiões como Guaíra, Umuarama e próximo a Francisco Beltrão, os volumes de chuva em março costumam ser similares aos da Capital. Já no restante do Paraná, a média histórica varia de 125 mm a 150 mm, com exceção das áreas como Cândido de Abreu e regiões próximas a Cascavel, onde os volumes podem alcançar 150 mm a 200 mm.

Quanto às temperaturas, as médias de março também variam conforme a localização. As regiões Noroeste e o extremo Oeste podem marcar médias entre 24°C e 26°C. Em uma grande faixa que se estende do Litoral até Maringá, Londrina e Cascavel, as temperaturas médias oscilam entre 22°C e 24°C. Já nas áreas da região Central e até Francisco Beltrão, as médias ficam de 20°C a 22°C. No Sul e nos arredores de Curitiba e Guarapuava, as temperaturas variam de 18°C a 20°C.

O Simepar, com uma rede de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores para descargas atmosféricas, fornece dados essenciais para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. Sua estrutura garante ações de resposta a eventos climáticos extremos no Paraná. A previsão para os 399 municípios pode ser conferida no site www.simepar.br, com duas atualizações diárias. Para cada cidade, é possível acessar informações detalhadas sobre chuva, temperaturas, umidade relativa do ar e vento, inclusive com um detalhamento por hora para o dia atual e o seguinte.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

SANTA MÔNICA - ESPECIAL CARNAVAL
SIGATEL
PUBLICAR-BALANCO_UNIAO-GIF
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!