WhatsApp
Facebook
Praia Acessível amplia inclusão no Litoral e Interior com 11 cadeiras em 2026

Nesta temporada, o programa que garante banhos de mar para pessoas com dificuldades contará com 11 cadeiras anfíbias distribuídas em postos de atendimento no Litoral, na Costa Noroeste e na Costa Oeste. O programa Praia Acessível, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) em parceria com a Sanepar, chegará à temporada 2025/2026 com uma estrutura ampliada e previsão de crescimento de pelo menos 20% no número de atendimentos em relação à temporada anterior.

A ação que garante banhos de mar para pessoas com dificuldades integra o Verão Maior Paraná e ocorre entre dezembro e fevereiro, com períodos adicionais em algumas regiões do Estado. Nesta temporada, o programa contará com 11 cadeiras anfíbias distribuídas em postos de atendimento no Litoral, na Costa Noroeste e na Costa Oeste. O reforço marca um salto importante em relação ao ano anterior, quando a iniciativa operava com nove cadeiras, sete no Litoral e duas na Costa Oeste.

No Litoral, o serviço será oferecido nos municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Na Costa Noroeste, Marilena e São Pedro do Paraná recebem a ação. Já na Costa Oeste, a iniciativa ocorre em Marechal Cândido Rondon. A expectativa de aumento na demanda também se apoia nos resultados recordes da temporada passada, quando foram realizados 1.068 atendimentos em sete pontos do Litoral, um crescimento de 40% em relação ao período 2023/2024.

O programa disponibiliza cadeiras especiais, permitindo momentos de lazer e inclusão para pessoas com deficiência ou baixa mobilidade, que podem tomar banho de mar ou passear na areia da praia. As cadeiras anfíbias são projetadas para garantir acessibilidade e segurança, com rodas especiais que facilitam o deslocamento na areia e na água, além de cinto de segurança regulável, apoio cervical e estrutura flutuante. O equipamento pode ser utilizado tanto por adultos quanto por crianças, proporcionando lazer e inclusão para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, a previsão do aumento de atendimentos na nova temporada do Praia Acessível dentro do Verão Maior demonstra a importância de políticas públicas inclusivas. “Os números são animadores: aumentamos os atendimentos ano após ano e para a temporada 2025/2026 já temos expectativa de crescimento ainda maior. Queremos levar o mar com segurança e alegria para muitas mais pessoas”, afirmou.

Para o funcionamento do programa, a Sedef conta com profissionais de Educação Física e equipe administrativa responsável por acompanhar os usuários até o mar, assegurando conforto, segurança e momentos de convivência em família. O atendimento ocorre de terça a domingo, das 8 às 12 horas e das 15 às 19 horas.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook