Do pagamento do IPVA à emissão de certidões e parcelamento de impostos, os paranaenses agora contam com uma série de serviços centralizados no Poupatempo Paraná. O espaço, inaugurado no início do mês no Shopping Estação, em Curitiba, busca oferecer mais agilidade, praticidade e qualidade no atendimento público. Entre os serviços disponíveis estão a consulta ao programa Nota Paraná, emissão de Certidão Negativa de Débitos, verificação da situação de CPF ou CNPJ na página pública do Cadin (Cadastro Informativo Estadual), além de pedidos de parcelamento, isenção ou restituição do IPVA.
Segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, o objetivo do Poupatempo é facilitar a vida dos cidadãos ao oferecer um ambiente moderno e acessível. “O nosso objetivo é simplificar processos e tornar mais ágil a relação do cidadão com o fisco. Queremos que o Poupatempo Paraná seja um espaço prático, acolhedor e eficiente, onde as pessoas encontrem com facilidade todos os serviços da Fazenda de que precisam”, ressalta. Ele destaca que o espaço também promove maior proximidade do cidadão com o Estado. “Muita gente prefere o olho no olho na hora de resolver alguma pendência, então o atendimento do Poupatempo vem para oferecer esse contato que uma plataforma não traz”, afirma.
De acordo com Ortigara, a redução da alíquota do IPVA de 3,5% para 1,9% do valor venal dos veículos – a menor do Brasil – deve estimular muitos contribuintes a procurarem o Poupatempo para regularizar suas pendências.
O Poupatempo Paraná é considerado estratégico para a modernização do atendimento público no estado, consolidando em um espaço único serviços de diferentes órgãos governamentais. A unidade em Curitiba é a primeira de um total de 20 que serão implantadas em todo o estado. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o atendimento na unidade requer agendamento prévio pelo site do Poupatempo Paraná ou por totens interativos disponíveis no local. No período entre 8h e 10h, antes da abertura do shopping, o acesso ao espaço acontece pela Avenida Sete de Setembro, em frente à Praça Eufrásio Corrêa.
A operacionalização do programa é feita pelo Consórcio PR Cidadania, responsável por implantar, operar e manter as unidades, além de contratar operadores. A expectativa é de que com todas as unidades em funcionamento sejam realizados até 7 milhões de atendimentos por ano, uma média de 27 mil atendimentos diários.
Confira os principais serviços da Sefa e Receita Estadual disponíveis no Poupatempo:
IPVA:
– Emissão de guia de pagamento
– Solicitação de isenção
– Pedido de parcelamento
– Pedido de restituição
NOTA PARANÁ:
– Cadastro
– Orientações gerais
CADASTRO INFORMATIVO DE CRÉDITOS NÃO QUITADOS (CADIN):
– Consulta à página pública do Cadin para verificar a existência de débitos
– Auxílio na consulta detalhada do Cadin utilizando o login do Nota Paraná
– Consulta à orientação dos diversos órgãos que utilizam o Cadin
OUTROS SERVIÇOS:
– Emissão da Certidão de Débitos Tributários e de Dívida Ativa Estadual