WhatsApp
Facebook
Ponte entre Lapa e Campo do Tenente será interditada para reforma a partir de 1º de setembro

A ponte sobre o Rio da Várzea, localizada na PR-427 entre Lapa e Campo do Tenente, será interditada a partir da próxima segunda-feira, 1º de setembro. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a interdição é necessária para dar início a uma obra emergencial de reforma do tabuleiro da ponte, que apresenta danos significativos, como problemas nos grampos de fixação das chapas metálicas, rompimentos de soldas de ligação entre as chapas e o gradil inferior, além de acúmulo de óleo na estrutura.

Técnicos do DER/PR identificaram que os danos foram causados, entre outros fatores, pelo excesso de peso e velocidade de veículos pesados, que também contribuíram para o acúmulo de óleo na ponte. Além disso, as características estruturais e a idade da construção, em operação desde o final do século XIX, também são fatores relevantes para os problemas observados.

A interdição total da ponte deve durar até 90 dias, já que a estrutura possui via única. No entanto, à medida que os trabalhos avancem, existe a possibilidade de adotar o sistema pare-e-siga ou realizar bloqueios apenas durante o período diurno. Caminhões devem utilizar como desvio as BR-476 e BR-116, enquanto veículos leves podem acessar uma estrada municipal não pavimentada. Sinalizações serão instaladas nas vias de acesso para orientar motoristas sobre os bloqueios e rotas alternativas. A interdição, anteriormente programada para uma data anterior neste mês, foi adiada para 1º de setembro devido à necessidade de conclusão dos preparativos para a obra.

Os trabalhos planejados incluem a remoção completa das chapas metálicas atuais e a instalação de um gradil metálico de rolamento com técnicas adequadas ao tráfego da ponte. Além disso, serão realizados reforços na treliça metálica, nos acessos, limpeza, pintura da estrutura e outros serviços complementares. O investimento total será de R$ 2.503.540,30, e a conclusão das obras está prevista para o final do ano.

Com 152,95 metros de extensão e uma pista de 3,3 metros de largura, a ponte é uma estrutura centenária. Construída originalmente como parte de uma antiga ferrovia, foi adaptada para o tráfego rodoviário na década de 1960.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS
Compartilhe
WhatsApp
Facebook