Com 1.240 metros de extensão, a ponte sobre a baía de Guaratuba, no Paraná, é uma obra avaliada em mais de R$ 400 milhões que eliminará a necessidade de travessias por ferry-boat, trazendo maior agilidade, segurança e integração ao litoral do estado. A construção alcançou 85% de execução no mês de novembro, com previsão de conclusão para abril de 2026. A ponte contará com quatro faixas de tráfego, ciclovia, passeios e iluminação viária, representando um dos maiores investimentos em mobilidade da história do Paraná.
“Estamos com um excelente ritmo de trabalhos, vencendo todas as etapas e vamos entregar a obra dentro do prazo. Se trata de um marco da engenharia conectando todo o Litoral paranaense, trazendo mais qualidade de vida para os moradores, facilitando o deslocamento de turistas, proporcionando mais desenvolvimento para toda a região”, destacou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
Na infraestrutura da ponte, os trabalhos de fundação estão praticamente finalizados. Até o final de novembro, 63 das 64 estacas haviam sido concretadas. A mesoestrutura avançou com a conclusão de 19 travessas, que sustentam as vigas longarinas. Na superestrutura, a fabricação e o lançamento de vigas progrediram rapidamente, com 153 vigas longarinas já fabricadas e 128 instaladas sobre as travessas. As equipes também finalizaram 16 vãos do tabuleiro no trecho pré-moldado, de um total de 20 vãos, resultando em 680,6 metros concluídos. Quando concluída, a ponte terá 23 vãos no total, incluindo três pertencentes ao trecho estaiado.
“Todos os aspectos da obra estão avançando em perfeita coordenação, e nos próximos meses teremos o encaixe entre todas as seções do tabuleiro e com os acessos em ambas margens da baía de Guaratuba, ficando a estrutura pronta para o tráfego de veículos”, explicou o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. “Manifestamos nossa gratidão a todos os profissionais envolvidos, desde a época da idealização do projeto. São muitas mãos que constroem esse sonho, e cada uma ficará na história da construção da ponte”, afirmou a diretora técnica do DER/PR, Janice Kazmierczak Soares.
O trecho estaiado, considerado um dos pontos visuais mais marcantes da obra, também apresentou avanços significativos. As estacas e os pilares das torres principais foram concluídos, permitindo que as equipes se dedicassem à execução das aduelas, segmentos de concreto moldados in loco pelo método dos balanços sucessivos. Foram finalizados nove pares de aduelas no apoio 04, totalizando 114 metros, e outros nove pares no apoio 05, também com 114 metros. Atualmente, o trecho estaiado conta com 228 metros concluídos de um total de 320 metros. Além disso, sete pares de estais foram instalados em cada uma das torres.
Os acessos à ponte também avançam em ritmo intenso. Estão sendo realizados serviços como implantação de passeios, ciclovias, barreiras rígidas laterais e centrais, além de guarda-corpos. No lado de Guaratuba, o trecho viário conta com cerca de 940 metros de extensão e inclui a complexa obra de rebaixamento do morro. Para garantir a estabilidade do terreno, estão sendo executadas contenções com solo grampeado e cortina atirantada estaqueada, cobrindo uma área de 10 mil metros quadrados. As etapas de solo grampeado e estacas raiz já foram concluídas, e os serviços de escavação, instalação de tirantes e execução de vigas de travamento avançaram em novembro. Do lado de Matinhos, o destaque é a implantação do muro de solo reforçado, que permitirá a integração com a ponte. Em ambos os lados, prosseguem os trabalhos para movimentar 200 mil metros cúbicos de solo e pavimentar 50 mil metros quadrados, incluindo subleito, sub-base, base e revestimento.
A obra da Ponte de Guaratuba é de responsabilidade do Governo do Estado do Paraná, sob a coordenação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A execução está a cargo do Consórcio Nova Ponte. Interessados podem acompanhar o progresso em tempo real por meio das câmeras de monitoramento, acessando a página oficial em www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.







