A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizará, entre a madrugada de terça-feira (22) e quarta-feira (23), um treinamento de combate a crimes violentos em São José dos Pinhais. A ação será coordenada pelo Comando de Missões Especiais (CME) e tem por objetivo aprimorar o combate ao chamado ‘novo cangaço’, caracterizado por ataques violentos a instituições financeiras, como bancos e carros-fortes.
O exercício, conduzido pelo 17° Batalhão da PMPR, unidade responsável pela área, incluirá o uso de artefatos explosivos e munições de festim, contando com a participação de policiais, viaturas e figurantes (policiais militares não fardados). A PMPR esclarece que este treinamento é um exercício operacional e não uma demonstração pública, solicitando à população que permaneça em casa durante a simulação, se possível.
‘O curso é uma parte essencial para que os policiais aprendam a montar um plano de defesa, uma tática de reação desenvolvida pela Polícia Militar do Paraná, assim como outras polícias militares do Brasil, para combater essas quadrilhas’, afirmou o comandante de Missões Especiais da PMPR, coronel Anderson Puglia. Ele destacou que cursos de combate a crimes violentos contra o patrimônio vêm sendo realizados em todos os comandos regionais da Polícia Militar. Atualmente, as ações estão sendo executadas no 6º Comando Regional, que inclui a Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.
O simulado, que não oferece riscos à população, faz parte dos diversos exercícios visando aprimorar as respostas policiais no estado. Novas ações estão previstas ao longo do ano. O último treinamento ocorreu no final de agosto, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e incluiu a simulação de um ataque ao batalhão, com vias bloqueadas por pneus queimados e a área de uma transportadora sendo utilizada.