O município conhecido pelo potencial histórico e natural, guardião das nascentes do Iguaçu, completa 135 anos em um momento de retomada e de cuidado com as pessoas. Esse é o objetivo da nova gestão comandada pelo prefeito, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, que retornou ao executivo municipal para exercer um inédito terceiro mandato na cidade.
“Uma cidade nunca está pronta. Aquela Piraquara que nós assumimos em 2013, onde observávamos que as pessoas eram muito carentes de infraestrutura, como obras de asfalto, drenagem e calçamento, por exemplo, não existe mais. Hoje, já vemos uma cidade um pouco mais estruturada, que ainda precisa de obras, mas cujo principal anseio da população é o cuidado. As pessoas querem ser bem cuidadas”, ressalta o prefeito Marquinhos.
Para cuidar das pessoas, foi criado um núcleo específico para integrar as secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e uma futura pasta da Mulher, com suporte da da vice-prefeita, Professora Loireci Dalmolim. Outro núcleo, será responsável pela retomada do desenvolvimento nas demais áreas da administração pública. A infraestrutura também será prioridade, tendo em vista o crescimento da cidade nos últimos anos.
“Quando assumimos uma nova gestão, a primeira coisa a se fazer é ter um panorama de como a cidade foi entregue para nós. É isso que estamos fazendo nesse momento: avaliando situações que precisam ser corrigidas, outras que estão em andamento e que podemos dar continuidade e aprimorar, além de mudar algumas coisas para colocar a nossa cara e impor o nosso ritmo de trabalho, que já é conhecido pela população de Piraquara”, enfatiza o prefeito Marquinhos.
Destaque da RMC e do Estado do Paraná
Cidade estratégica da RMC, Piraquara está localizada em uma posição geográfica privilegiada, a cerca 22 quilômetros de Curitiba, Piraquara abriga um dos maiores mananciais de abastecimento público do Paraná, responsável por fornecer água para milhões de habitantes da Capital e Região e Metropolitana. O município conta com as Barragens Piraquara I e II e do Iraí, que fazem parte do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC).
Um município com 118.730 habitantes (IBGE 2024), que guarda um grande patrimônio histórico paranaense desde a colonização italiana que fundou a Colônia Imperial Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra, a expansão ferroviária no Estado com a construção da Estrada de Ferro Curitiba/Paranaguá, o início da captação e abastecimento público de água de Curitiba por meio do Reservatório do Carvalho, o Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná – São Roque, entre outros monumentos, fatos e memórias preservados até hoje.