Seguindo as comemorações dos 33 anos de Pinhais, a prefeitura inaugurou nesta segunda-feira (17) o Complexo Privê, localizado no Jardim Amélia. Com cerca de 15 mil metros quadrados, o espaço oferece uma unidade do programa “Meu Campinho” com grama sintética, um amplo campo de futebol suíço, uma cancha de vôlei de praia, academia ao ar livre, além de parquinho com brinquedos inclusivos, arquibancadas, área de convivência e pista de caminhada. O objetivo é promover o esporte e o bem-estar para a população.
O entorno também recebeu melhorias, como novas vagas de estacionamento e a construção de uma rotatória para otimizar o tráfego e aumentar a segurança na região. Segundo a prefeitura, as obras foram realizadas com recursos municipais, por meio do programa Avança Pinhais, exceto pela unidade do “Meu Campinho”, que foi viabilizada por emenda parlamentar do ex-deputado estadual Guto Silva.
A prefeita Rosa Maria destacou os investimentos de aproximadamente R$ 600 mil na entrega do complexo e agradeceu a colaboração do parlamentar e dos vereadores. “Quero agradecer muito a cada vereador e a cada vereadora, mas hoje peço licença e preciso enaltecer o vereador Tielo, que trouxe essa emenda do Meu Campinho, que cobrou muito e que esta entrega está acontecendo, contemplando toda essa comunidade. Este complexo ficou realmente à altura do povo de Pinhais, sem contar que para além de toda a beleza que ele tem, nós fizemos aqui um trabalho grandioso de drenagem. É por isso que talvez as pessoas que moram ao redor estavam angustiadas e hoje ouvi de uma moça: ‘Prefeita, valeu a pena esperar’”, declarou.
Rosa Maria também ressaltou as iniciativas em sustentabilidade aplicadas ao projeto. “Aqui em Pinhais nós não perdemos nada, nós reaproveitamos tudo. Até a areia que é tirada do rio quando fazemos desassoreamento, tem utilização. Por isso somos a cidade mais sustentável do Brasil. É um trabalho articulado, com muito planejamento e bem feito, que contempla essa grama natural, importante para drenagem, para a sustentabilidade. Na nossa cidade é assim que nós temos procurado fazer, com integração dos nossos servidores e servidoras e da sociedade, porque a população é a nossa maior fiscalizadora, porque os nossos espaços precisam continuar bonitos para que as pessoas utilizem”, explicou.
A prefeita também mencionou outros investimentos municipais, como a construção de três novas unidades de saúde e o Novo Hospital, a melhor classificação do saneamento básico no Paraná, e o destaque na área de Educação básica entre os municípios da região com mais de 100 mil habitantes. Ela também enfatizou o papel da cultura nos eventos comemorativos, com shows e parcerias para fomentar o comércio local. “Tivemos parcerias com bons patrocinadores, teremos também no comércio o fomento da economia e as pessoas, ao comprar uma garrafa de água [por exemplo], pegue a nota fiscal e troque por ingressos”, convidou.
Luizão Goulart, ex-prefeito e ex-deputado federal, destacou que as arquibancadas utilizadas na obra foram reaproveitadas do antigo autódromo e relembrou o processo de aquisição do terreno pela prefeitura. “Esse local, que era dividido entre proprietários, foi adquirido pela prefeitura por meio da procuradoria e, com isso, conseguimos construir o Cmei Milton Santos e agora o Complexo Privê”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Pioco, elogiou a parceria entre os poderes executivo e legislativo e exaltou os avanços na área de meio ambiente promovidos por Pinhais. Já o vice-prefeito Marcinho celebrou a entrega do espaço, destacando que ele irá beneficiar diretamente a comunidade.
A inauguração contou com um amistoso de futebol entre os alunos do projeto social Privê Futebol Clube e da Escola do Esporte Polo Aníbal Khury. Del Machado, professor do projeto Privê Futebol Clube, comemorou a nova estrutura. “Esse espaço foi um sonho. Porque a gente não tinha lugar fixo. Nós tínhamos um campo aqui que tinha uma erosão no meio. Agora tem toda essa estrutura, o projeto vai alavancar e com esse apoio que nós tivemos aqui da prefeitura, vem família, vem paz, vem tudo”, destacou. Atualmente, o projeto atende 52 crianças.
Daniel Barroso, de 72 anos, morador do Jardim Amélia desde a emancipação de Pinhais em 1992, também elogiou o complexo. “Olha, melhorou muita coisa aqui, coisa que não tinha, nem imaginava que podia acontecer, podia ter. Hoje a gente tá podendo ver, com nossos próprios olhos, coisa linda. Faz muita diferença isso aqui. A gente quando mudou pra cá, isso aqui não existia. Parabenizar a prefeitura, a prefeita e toda a equipe, que presenteou a gente com isso aqui. A população em geral, pra nós que temos netos, crianças, às vezes tinha que se deslocar para ir para outro lugar brincar de futebol, hoje tem tudo aqui, que presentão!”, celebrou o morador.