A Prefeitura Municipal de Pinhais inaugurou nesta terça-feira (31) dois novos empreendimentos no Horto Municipal, reforçando a sustentabilidade no município: o Centro de Educação Ambiental e uma Usina de Painéis Fotovoltaicos, que utiliza energia solar. As estruturas estão abertas à visitação pública e têm como objetivo promover a conscientização ambiental e combater as mudanças climáticas.
Os atrativos do centro incluem um relógio do corpo humano, um jardim sensorial, um labirinto verde, o meliponário de abelhas sem ferrão, um centro de convivência e um jardim em formato de araucária que representa diferentes biomas brasileiros e continentais. Também há um espaço pet, voltado para ações de bem-estar animal, além de um jardim de frutíferas. O investimento total na estrutura foi de aproximadamente R$ 364 mil.
A Usina de Geração Fotovoltaica, situada em uma área de 500 metros quadrados, recebeu um investimento de cerca de R$ 242,1 mil. Com 154 painéis solares, a usina tem capacidade de gerar 12 mil kWh/mês, energia suficiente para abastecer 79 residências. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsável pelas novas estruturas, utilizará a energia gerada para uso próprio. A iniciativa contribui para a redução de gases de efeito estufa, ajudando a mitigar os impactos ambientais e as mudanças climáticas.
Durante a cerimônia de inauguração, a prefeita Rosa Maria agradeceu aos servidores da Semma e da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), responsáveis pela execução do projeto, e destacou a presença de alunos do 3.º ano da Escola Municipal Lírio Jacomel.
“É um sonho de muita gente acontecendo, mas é fundamentalmente um sonho que vai ser acompanhado e vivenciado por vocês, pela nossa comunidade. O lugar é muito bonito e, para além disso, ele é funcional e mostra aquilo que o município está fazendo, o que poderá fazer em prol de um meio ambiente melhor, de um planeta melhor. Estamos fazendo nossa parte. Somos a cidade mais sustentável do Brasil”, declarou a prefeita.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, celebrou a inauguração, ressaltando a relevância em tempos de crise climática global. “Queremos formar cidadãos hoje para um futuro que está logo ali. Temos a ocorrência de vários eventos climáticos e é preciso pensar, até quando vamos continuar com as posturas erradas?”, afirmou. A Semma também realizou uma homenagem póstuma ao engenheiro Emerson de Oliveira Martins, que participou da idealização e início da reforma do horto antes de falecer há dois anos. Em memória do engenheiro, uma araucária foi plantada no local por Rosana, a diretora do Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental, Juliana Zanetti Ribeiro, e as crianças presentes.
O Horto Municipal, com seus 70 mil metros quadrados, foi inaugurado em 2010 inicialmente para funcionar como depósito de galeria verde. Com o tempo, o local recebeu melhorias como a construção de um barracão e estufas para a produção de flores, arbustos e árvores usadas no paisagismo da cidade.
A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Marcinho; das secretárias municipais Ana Paula Cordeiro Mendes (Governo) e Andrea Franceschini (Assistência Social); do secretário interino de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luis Xavier Pedroza; do presidente da Câmara Municipal, Anderson Pioco; das vereadoras Jane Carteira e Haline Siroti; e dos vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Eliza, Fabricio Sousa, Leandro do Zezinho, Tielo Staes, Paulão, Bitoca e Amarildo Amaral.
Os interessados em visitar o Centro de Educação Ambiental e a Usina Fotovoltaica devem realizar agendamento prévio mediante disponibilidade de horário. O contato para agendamento é (41) 99284-1833.