A Black Friday já começa a movimentar o comércio, com expectativa de um gasto médio de R$ 1.036,75 pelos paranaenses na data, consolidada como uma das mais importantes do ano para o setor de vendas. Os dados são de uma sondagem realizada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae-PR.
Conforme o levantamento, 36,8% dos consumidores consideram a data vantajosa, índice ligeiramente inferior ao registrado no ano anterior, que foi de 37,9%. As mulheres apresentam maior entusiasmo com as ofertas (37,6%) em comparação aos homens (36,2%). Entre aqueles que avaliam a Black Friday como positiva, 52,6% pretendem aguardar a data para realizar suas compras, um crescimento em relação a 2024, quando o percentual foi de 45,9%.
A pesquisa também destaca que os consumidores estão mais atentos aos preços promocionais. Ao todo, 35,8% comparam os valores dos produtos uma semana antes das compras, enquanto 31,4% iniciam o acompanhamento com até um mês de antecedência. Outros 13,7% começam o monitoramento com mais de 30 dias, e 19,1% não realizam qualquer pesquisa prévia.
Entre os itens mais procurados pelos consumidores, os eletroeletrônicos lideram com 48% das intenções de compra, seguidos por eletrodomésticos (42,4%), vestuário e calçados (20,7%), perfumes e cosméticos (9%), brinquedos (7,9%), além de viagens e turismo, que também somam 7,9%.
No recorte regional, os consumidores mais empolgados estão na região oeste do Paraná, com 42% avaliando a data como vantajosa. Em seguida, aparecem os consumidores das regiões sul e sudoeste (41,3%), Curitiba (37,4%) e Centro e Ponta Grossa (36,8%).
A Black Friday está marcada para o dia 28 de novembro, última sexta-feira do mês, e promete movimentar o comércio em todo o estado.







