De cada dez brasileiros, seis devem gastar mais com viagens neste fim de ano em comparação a 2023. É o que aponta uma pesquisa divulgada na última sexta-feira (13) pelo Instituto Locomotiva. Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados responderam que pretendem aumentar os gastos. As cidades com praias lideram como os destinos mais mencionados entre quem planeja viajar.
O estudo ouviu 1.461 pessoas entre os dias 2 e 4 de dezembro e revelou que metade (52%) dos entrevistados pretende viajar no período. Além disso, 29% afirmaram que gastarão o mesmo valor do ano passado, e 13% declararam a intenção de gastar menos.
De acordo com Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, os jovens se destacam na intenção de passar o fim de ano em outra cidade, com 58% afirmando esse desejo. “Os dados demonstram que os brasileiros estão conseguindo investir mais nas viagens de férias este ano. Claro que as classes mais altas têm mais fôlego, mas as classes C e D também querem curtir as festas de fim de ano longe de casa, principalmente o público mais jovem”, destacou.
A pesquisa também apontou que a pretensão de viajar no fim do ano é maior entre as classes A e B, com 63% dos entrevistados mostrando interesse. Na classe C, 48% declararam ter intenção de viajar, enquanto nas classes D e E esse percentual é de 45%.
Em relação aos destinos, 57% dos entrevistados demonstraram preferência pelas cidades com praias, enquanto 18% apontaram interesse em grandes cidades fora do litoral. Outros 16% afirmaram preferir cidades menores e mais tranquilas para descansar.
Quanto aos locais de hospedagem, 49% disseram que optarão por hotéis ou pousadas. Já 24% pretendem alugar uma casa ou apartamento, enquanto 16% devem se hospedar em imóveis próprios ou emprestados. Outros 4% citaram a intenção de acampar, e 2% devem optar por hostels ou albergues.