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Período de matrículas na rede estadual do Paraná para 2026 começa nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira (1º) o período de matrículas na rede pública estadual do Paraná para o calendário escolar de 2026. A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) organizará o processo em três etapas, que devem ser realizadas preferencialmente pela Área do Aluno, acessada por meio do CPF e telefone celular cadastrados.

A primeira etapa será de 1º a 15 de outubro e envolve a rematrícula de estudantes que permanecerão na mesma escola em 2026. Neste mesmo período, o Processo Classificatório estará aberto para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental interessados na Educação Profissional e estudantes do 3º ano do Ensino Médio que desejam ingressar no Subsequente. Além disso, entre 1º e 29 de outubro, novos estudantes, ex-alunos ou aqueles sem Cadastro Geral de Matrícula (CGM) deverão atualizar seus dados por meio do formulário disponível na Área do Aluno.

A segunda etapa acontecerá de 10 a 21 de novembro e será destinada a matrículas dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental que concluem o 5º ano em redes municipais e para alunos que irão ingressar na 1ª série do Ensino Médio após finalizar o 9º ano. Já a terceira etapa será de 1º a 12 de dezembro, permitindo solicitações de transferência para uma escola de preferência, diferente daquela onde o estudante esteve em 2025 ou da designada pela Secretaria. Nesse período, ainda será possível encaminhar novas tentativas de matrícula na 1ª série da Educação Profissional ou em Cursos Subsequentes, assim como inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com o secretário da Educação, Roni Miranda, o processo de matrícula é essencial para organizar o próximo ano letivo. “É fundamental para que possamos planejar com segurança e qualidade o atendimento de cada estudante em 2026. O formato digital garante mais agilidade para as famílias e otimiza a gestão das escolas”, explicou. Ele também destacou a eficiência trazida pela digitalização. “A Área do Aluno representa um avanço na governança educacional do Paraná. Simplifica o processo, fortalece a transparência e assegura um atendimento mais ágil a todos”, completou.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – Para confirmar a vaga, os responsáveis precisam apresentar documentos obrigatórios, que podem ser enviados pela plataforma no momento da matrícula ou entregues presencialmente na escola a partir de janeiro de 2026. Os documentos exigidos são: comprovante de vacinação atualizado; documento oficial de identificação do estudante (RG e CPF); certidão de nascimento; documento de identidade com foto do responsável legal (caso o estudante seja menor de idade); e comprovante de residência atualizado, emitido pela Copel ou Sanepar nos últimos dois meses. Vale lembrar que estudantes reprovados em 2025 continuarão automaticamente na escola de origem, mas o procedimento de rematrícula ainda precisará ser feito pelo responsável legal.

CALENDÁRIO

– Rematrícula (alunos que permanecem na mesma escola): 1º a 15 de outubro
– Inscrição para Educação Profissional (9º ano e 3º ano do Médio): 1º a 15 de outubro
– Resultado do Processo Classificatório da Educação Profissional: 3 a 7 de novembro
– Matrículas de alunos novos (5º ano municipal para 6º ano estadual, 9º ano para Ensino Médio): 10 a 21 de novembro
– Vaga de preferência (mudança de escola na rede estadual ou particular) e matrículas na EJA: 1º a 12 de dezembro.

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