A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem de 56 anos pelo crime de maus-tratos a animais. A operação ocorreu nesta sexta-feira (28), em Pinhais.
De acordo com o delegado Gustavo de Pinho Alves, da PCPR, ao chegar ao local, os policiais constataram imediatamente um cão em estado crítico de saúde, magro e sem acesso a comida ou água adequada para consumo. Dentro da residência, foi encontrada uma gata presa em um banheiro, cercada por dejetos e também em condições precárias de saúde.
“Tanto a gata quanto o cão estavam em condições precárias de higiene e saúde, apresentando claros sinais de maus-tratos e descaso por parte do responsável”, afirmou o delegado.
Os animais foram resgatados e entregues à Prefeitura de Pinhais para receberem cuidados veterinários. Após o tratamento necessário, será organizada a adoção de ambos.
DENÚNCIAS – Em casos de maus-tratos a animais, o cidadão pode registrar um boletim de ocorrência online no site da PCPR. Para isso, é necessário que o crime esteja em andamento ou que haja evidências de abuso, maus-tratos ou ferimentos intencionais contra animais silvestres, domésticos ou exóticos.
A população também pode denunciar de forma anônima através do Disque-Denúncia 181, pelo telefone ou no site, ou utilizando o telefone 197 da PCPR. Em Pinhais, os moradores ainda têm a opção de denunciar diretamente à equipe da Delegacia de Polícia de Pinhais, pelo WhatsApp (41) 99165-3175.