A Polícia Civil do Paraná (PCPR) devolveu aos legítimos proprietários 591 celulares que haviam sido furtados ou roubados e foram recuperados por meio de ações policiais. A entrega dos aparelhos aconteceu neste sábado (4), em eventos realizados em Curitiba e Cascavel, no Oeste do Estado. Até o momento, a PCPR contabiliza 760 restituições de celulares somente neste ano. Todos os aparelhos foram recuperados durante investigações relacionadas a crimes de furto e roubo registrados nas duas cidades.
As vítimas que compareceram para retirar seus aparelhos elogiaram o trabalho da PCPR. Maria Angélica, moradora do bairro Boqueirão, em Curitiba, relatou que perdeu o celular em 2022 dentro de um ônibus. “Eu fiz o boletim de ocorrência, mas já tinha dado como perdido. Foi uma surpresa saber que foi recuperado”, afirmou. Matheus, estudante de direito, foi roubado em maio do ano passado no bairro Lindóia. Ele destacou que procurou a polícia imediatamente e registrou o boletim de ocorrência. “Eu fiquei impressionado. Quando recebi a mensagem, não acreditei, mas pesquisei notícias e entrei no site da polícia e vi que era um projeto sério”, contou. João Felipe, morador da Vila Guaíra, também em Curitiba, teve o aparelho roubado em 2024. “Foi muito bom receber a notícia e conhecer esse programa que conseguiu recuperar e ainda nos entregar o celular”, comentou.
De acordo com o delegado Fernando Zamoner, a entrega dos celulares é resultado de uma força-tarefa da PCPR, focada na recuperação de aparelhos furtados ou roubados. “Além da investigação dos furtos e dos roubos, direcionamos especial atenção à prática da receptação nos comércios formais e informais de celulares. Além disso, identificamos pessoas que estavam utilizando aparelhos que foram fruto de crime, as intimamos e apreendemos esses celulares”, explicou.
A identificação de cada aparelho e respectivo dono foi feita com base no número do IMEI, obtido nos boletins de ocorrência registrados pelas vítimas. O número permite individualizar o celular e foi essencial para que as vítimas pudessem ser contatadas. Os cidadãos recuperaram os aparelhos durante eventos específicos: em Curitiba, 421 celulares foram entregues no shopping Jockey Plaza; em Cascavel, outros 170 foram devolvidos na Delegacia Cidadã.
As ações fazem parte do Projeto RecuperaCel, idealizado para identificar e restituir celulares furtados ou roubados, além de desestimular a criminalidade e reforçar a relação de confiança entre a sociedade e a PCPR. Segundo o delegado Diego Ribeiro, a iniciativa já obteve resultados expressivos desde sua criação em maio deste ano. “Lembrando que o primeiro agente a trabalhar nesses casos foram as próprias vítimas, que confiaram no trabalho policial, compareceram à delegacia de polícia e fizeram o boletim de ocorrência”, destacou Ribeiro. Na primeira edição, por exemplo, 160 aparelhos foram devolvidos em Cascavel.
O evento realizado em Curitiba também integrou uma edição especial do Programa PCPR na Comunidade, oferecendo aos cidadãos a oportunidade de interagir com a perícia papiloscópica e outros equipamentos utilizados pela PCPR. A banda da Polícia Civil do Paraná também esteve presente e animou o público com diversas apresentações musicais.
A PCPR reforça a importância do registro do número IMEI no boletim de ocorrência para facilitar o rastreamento e recuperação de aparelhos furtados ou roubados. As vítimas que ainda não inseriram essa informação podem comparecer a uma delegacia para complementar os dados do boletim. Em casos de furtos, a PCPR orienta ainda o registro da ocorrência por meio do site oficial da instituição ou pessoalmente na delegacia mais próxima.