A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma operação nesta quinta-feira (24) contra a comercialização de produtos proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação aconteceu nos bairros Hauer, CIC e Tatuquara, em Curitiba, e em Colombo, resultando na apreensão de milhares de unidades de produtos para fixação de próteses dentárias que não atendem às normas técnicas brasileiras.
A operação contou com o apoio da Receita Federal e das Vigilâncias Sanitárias de Curitiba e de Colombo. Durante a ação, um depósito localizado no bairro Hauer foi interditado pela equipe. Cinco pessoas foram presas em flagrante, sendo três empresários e dois farmacêuticos, todos homens com idades entre 37 e 51 anos.
Segundo o delegado Horminio Lima, da PCPR, os suspeitos podem ser responsabilizados por falsificar, corromper, adulterar ou alterar produtos de saúde. Além disso, dois deles também poderão responder por receptação qualificada e por tentarem comercializar produtos falsificados.
As autoridades reiteraram o compromisso em combater a venda de produtos que representem riscos à saúde da população e apelaram para que denúncias continuem sendo feitas para identificar práticas semelhantes na região.