O Parque Nacional do Iguaçu, localizado em Foz do Iguaçu, registrou em 2024, até o último domingo (29), a marca de 1.875.631 visitantes, alcançando a segunda maior visitação anual de sua história. Considerado um dos maiores símbolos turísticos do Brasil, o parque abriga as famosas Cataratas do Iguaçu, que integram a lista das Sete Maravilhas do Mundo. Neste ano, as Cataratas também foram eleitas o principal atrativo turístico do Brasil e da América do Sul pela plataforma TripAdvisor. Em comparação ao público de 2023, quando o parque recebeu 1.833.398 visitantes, o resultado deste ano já representa um aumento. O recorde histórico de visitação ocorreu em 2019, com 2.020.358 turistas.
“O Paraná é o terceiro Estado que mais recebeu turistas neste ano e, certamente, o Parque Nacional do Iguaçu tem uma grande importância nessa conquista, atraindo muitos turistas, sobretudo estrangeiros”, afirmou Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo.
Dados do setor apontam que mais de 800 mil turistas estrangeiros visitaram o Paraná em 2024. Entre os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, 58% são brasileiros, com destaque para o público das regiões Sudeste e Sul. Visitantes de 187 nacionalidades também estiveram no parque, com maior presença de turistas da Argentina, Estados Unidos, Paraguai, França e Alemanha, evidenciando a relevância global do atrativo.
“Temos um atrativo único, uma das Sete Maravilhas do Mundo, aqui no Paraná. Nosso foco para o próximo ano é ampliar a captação de turistas em nossos destinos e potenciais turísticos, promovendo o melhor que o Estado tem dentro do setor. Isso acarreta a geração de emprego, renda e melhoria de vida à população”, completou Márcio Nunes.
A direção do Parque Nacional do Iguaçu projeta alcançar a marca de 2 milhões de visitantes em 2025, superando as estatísticas dos últimos dois anos. Para Mário Macedo, CEO da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela gestão do parque, o resultado reflete o trabalho realizado e a relevância do turismo sustentável. “Superar a visitação de 2023 com dias de antecedência é motivo de celebração e reconhecimento. Essa conquista demonstra o papel fundamental do Parque Nacional do Iguaçu como um dos principais destinos de turismo sustentável do mundo. Estamos muito animados com as novas experiências e melhorias que preparamos para os próximos anos”, afirmou Macedo.
Visando atender à crescente demanda durante o período de férias, o parque ampliou seu horário de funcionamento até 31 de janeiro de 2025. Nesse intervalo, o público poderá acessar o atrativo diariamente das 8h às 16h, aproveitando mais tempo para explorar a experiência única proporcionada pelas Cataratas do Iguaçu e o ambiente do parque.