Um dos principais cartões-postais de Quatro Barras, o Parque do Lago acaba de passar por uma revitalização completa, que inclui nova comunicação visual nas placas orientativas e a instalação de um parquinho ecológico para as crianças. Para celebrar as melhorias e marcar a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura promoveu no último (14) o ‘Sábado Ambiental’, um evento com diversas atividades educativas e recreativas voltadas à conscientização ambiental.

Ao longo do dia, o parque recebeu mais de 500 visitantes, entre famílias, crianças e moradores da região. A programação foi recheada de atrações: brincadeiras, dinâmicas educativas, jogos ambientais com tabuleiros gigantes, além de um mini teatro sobre adoção responsável de animais. Quem passou pelo local também pôde levar para casa mudas de árvores nativas, esferas ecológicas (funis para coleta de óleo de cozinha usado) e sacos de lixo, como forma de incentivo ao descarte correto de resíduos.

Outro destaque foi a nova “balança instagramável”, que fez sucesso entre os visitantes e rendeu muitos cliques nas redes sociais. A ação também contou com uma feira de produtos locais, reforçando a proposta de sustentabilidade e economia circular.

A secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal, Thayoná Souza de Oliveira, destacou que o evento nasceu da necessidade de aproximar a comunidade das causas ambientais de forma leve e prática.
“Está comprovado que o uso de parques e áreas ao ar livre melhora a qualidade de vida. Por isso, cuidar desses espaços é essencial”, afirmou.
“Que cada pessoa possa fazer a sua parte, tanto na preservação da natureza quanto na conservação dos equipamentos públicos. Quando a comunidade se une, os resultados aparecem”, completou Thayoná.
O ‘Sábado Ambiental’ foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal, com apoio das Secretarias de Infraestrutura, Ordem Pública e Segurança, Cultura e Turismo, Governo e Desenvolvimento Social e Família.

Um parque que renasce após três anos de embargo
Entre 2021 e abril de 2024, o Parque do Lago e as vias de acesso ao seu entorno estiveram embargados pelo Instituto Água e Terra (IAT), o que impediu a realização de obras, melhorias e até ações básicas de limpeza pela prefeitura.
Durante este período, a equipe técnica do município trabalhou na elaboração de documentos e justificativas para o levantamento do embargo.
Somente em abril de 2024, com a emissão do Termo de Desembargo, a Prefeitura pôde retomar os investimentos no local. Entre as ações já realizadas estão a instalação do novo parquinho, a revitalização da área verde, melhorias na sinalização e a autorização, via licenciamento ambiental, para a pavimentação das ruas de acesso ao parque.