WhatsApp
Facebook
Paranaguá inicia temporada de cruzeiros com expectativa de atrair 15 mil turistas e reforçar economia local

A temporada 2024/2025 de cruzeiros internacionais começou nesta terça-feira (17) em Paranaguá, no Litoral do Paraná. A cidade é mais uma vez parte do itinerário, consolidando o Estado como um dos principais destinos brasileiros de cruzeiros de verão. Esta é a primeira de oito paradas que o navio Armonia, da companhia italiana MSC Cruzeiros, fará semanalmente no litoral paranaense até o final de janeiro.

Durante as escalas, turistas de várias regiões do Brasil poderão embarcar para viagens rumo a Buenos Aires, na Argentina, ou Ilhabela, em São Paulo, com escala em Itajaí, Santa Catarina. Em seis dessas paradas, os passageiros também poderão desembarcar em Paranaguá para explorar as atrações e belezas do litoral paranaense.

Esta é a segunda temporada seguida de cruzeiros no município. Na primeira, realizada entre dezembro de 2023 e março de 2024, o impacto econômico superou R$ 25 milhões. “Nós tivemos uma grande temporada no ano passado e agora estamos ainda mais preparados para estes novos embarques e desembarques. O turista que vem à Paranaguá por causa dos cruzeiros acaba conhecendo todas as atrações do litoral, inclusive do Verão Maior Paraná. Isso se reflete em mais renda, mais emprego e desenvolvimento para a região”, destacou Camila Aragão, diretora-geral da Secretaria de Estado de Turismo.

Para esta temporada, a expectativa é que mais de 15 mil turistas, entre embarques e desembarques, passem por Paranaguá, o que deverá impulsionar os setores de turismo e serviços na cidade e entorno. “Estamos com uma estrutura ainda melhor neste ano para receber tanto os turistas internacionais, que desembarcam dos navios, quanto os nacionais que vêm até Paranaguá para embarcar nos cruzeiros”, declarou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

Os passageiros realizam os embarques no Complexo Mega Rocio, que passou por revitalizações para proporcionar mais conforto. Após os procedimentos de check-in, o navio segue viagem rumo a Santa Catarina. No local, uma recepção organizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur Litoral) garante suporte aos viajantes. Em todas as escalas, o navio permanece por cerca de 10 horas no porto da cidade.

Na praça Mario Roque, no centro de Paranaguá, foi montada uma estrutura com receptivos dos municípios litorâneos, apresentando as principais atrações turísticas da região. A programação do MSC Armonia inclui mais sete paradas até o final de janeiro. O navio retorna nesta sexta-feira (20), às 10h, para uma nova escala com destino a Itajaí. A partir de 27 de dezembro, todas as escalas serão realizadas às quintas-feiras, às 8h, sempre com destino a Buenos Aires.

A Secretaria Municipal de Turismo estima que os cruzeiros devam gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos em Paranaguá. Segundo a secretária de Turismo da cidade, Maria Plahtyn, a parceria entre o Estado, o município e o Porto de Paranaguá foi essencial para a estruturação desse mercado. “Graças a uma grande sinergia entre Estado, município e Porto de Paranaguá, hoje temos uma estrutura de ponta para atender os passageiros, tripulantes e turistas em geral. É algo que tem melhorado ano após ano e que foi fundamental para que o Paraná se tornasse uma parada de cruzeiros”, disse Maria.

Os turistas têm à disposição diversos passeios que exploram as atrações naturais e gastronômicas da região. Anna Claudia Gonçalves, proprietária da agência de turismo LitoralTur, enfatizou o impacto na economia local: “Isso tem movimentado o turismo local. Antes, a gente tinha muito mais movimento levando as pessoas para viagens fora daqui. Hoje, conseguimos comercializar muitos passeios por aqui, movimentando a economia local”.

A inclusão de Paranaguá como ponto de embarque em roteiros internacionais atrai turistas de todo o Estado. O casal Neiva e Ademir Souza, de União da Vitória, embarcou para seu primeiro cruzeiro aproveitando a proximidade. “É mais em conta e mais rápido. Antigamente, se você quisesse fazer uma viagem dessas, teria que ir até Santa Catarina ou São Paulo. A expectativa está muito alta, mas já queremos voltar para mais viagens”, afirmou Neiva.

Para as amigas Mayara Machinski e Loriane Ortiz, de Irati, a chance de embarcar próximo de casa tornou o sonho de viajar em um grande cruzeiro internacional possível. “Pesquisamos já muitas atrações que têm neste navio e vamos curtir muito. Nunca fizemos uma viagem como esta, então a expectativa é que tudo seja maravilhoso”, disse Loriane.

Já o estudante Gustavo Flores, de Tibagi, chegou dois dias antes ao embarque para explorar a região. “Fazia muito tempo que não vinha para Paranaguá. Aproveitei para chegar antes e fazer um turismo histórico na região”, comentou o estudante.

Os embarques em Paranaguá fazem parte de diferentes roteiros do MSC Armonia. Com 274,9 metros de comprimento, 32 metros de largura e 54 metros de altura, a embarcação possui capacidade para 2.620 passageiros, distribuídos em 976 cabines, além de cinco espaços adaptados para pessoas com necessidades especiais. Com 65.542 toneladas, o navio conta com uma tripulação de 721 pessoas, que administram áreas como lazer, gastronomia e entretenimento.

Entre os destaques de lazer a bordo, estão bares e lounges com música ao vivo, pub inglês, café italiano, cassino, teatro, piscina e espaços dedicados para crianças e adolescentes. A embarcação alterna suas rotas conforme as estações do ano: no verão do hemisfério sul (dezembro a março), percorre o litoral brasileiro, incluindo Paranaguá. Durante o verão do hemisfério norte (junho a setembro), realiza itinerários pelo Mar Mediterrâneo.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!