O Paraná Clube garantiu o título do Campeonato Paranaense 2ª Divisão neste sábado (27) ao vencer o Rio Branco nos pênaltis, no Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá. Com a vitória, o clube confirmou seu retorno à elite estadual.
No tempo regulamentar, o Rio Branco venceu por 2 a 1, com um gol polêmico validado pela arbitragem. O gol do Paraná foi marcado por Ítalo aos 33 minutos do segundo tempo. Nos pênaltis, o Tricolor converteu todas as cobranças, com Robinho selando a vitória ao marcar a última cobrança.
O Paraná Clube iniciou a partida trocando passes e explorando jogadas pelas laterais, principalmente com Ítalo pela esquerda. Aos 12 minutos, Valdivia abriu o placar para o Rio Branco em um contra-ataque. Aos 32 minutos, Liliu se lesionou e foi substituído por Lucas Batatinha. O Paraná dominou a reta final do primeiro tempo, criando boas chances com Lucas Schmidt e Batatinha.
No segundo tempo, o Paraná manteve o domínio, com boas oportunidades criadas por Cristiano e Bosel em bolas paradas. Aos 27 minutos, Robinho perdeu uma grande chance, mas se redimiu aos 33 minutos ao servir Ítalo, que marcou o gol de empate. Aos 43 minutos, um gol irregular de Adiel, após tirar a bola das mãos do goleiro Sidão, colocou o Rio Branco à frente, levando a decisão para os pênaltis.
Félix Jorge, Lucas Vieira, Guilherme Borges, Fábio Magrão e Robinho converteram as cobranças do Paraná. Pelo Rio Branco, Carré desperdiçou a terceira cobrança, garantindo o título para o Paraná Clube.
Após a partida, o treinador Tcheco jogou a taça do campeonato para a torcida, em agradecimento pelo apoio durante a temporada. “Eu já havia feito isso como jogador e avisei a comissão que faria de novo. É um simbolismo do apoio da nossa torcida. Sem eles, o acesso e o título não seriam possíveis”, afirmou Tcheco.