O Paraná já contabilizou mais de cinco mil casos de acidentes com escorpiões neste ano, além de três mortes causadas pelas picadas dos animais. As mortes ocorreram no Norte Pioneiro.
Diante do aumento nos números, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta semana a distribuição de folders educativos em unidades de saúde, escolas e locais de grande circulação de pessoas nos municípios da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, no Norte Pioneiro. Até o final da semana, 330 mil informativos serão entregues à população com orientações sobre identificação do animal, medidas de prevenção e como agir em caso de acidentes.
Além da distribuição nos locais de grande movimento, representantes de movimentos sociais, organizações não governamentais, lideranças comunitárias, associações de moradores, instituições religiosas e formadores de opinião dos municípios da 19ª Regional, com destaque para Cambará, também ajudarão a distribuir o material educativo entre os moradores.
O folder, intitulado “A picada do escorpião pode matar”, traz informações como os locais onde os escorpiões costumam se esconder, dicas de limpeza e organização dos quintais, sintomas apresentados pelas vítimas das picadas e orientações sobre os passos iniciais após o acidente. O material ainda inclui imagens ilustrativas do escorpião para facilitar sua identificação e um número de telefone para dúvidas adicionais.
Essa ação integra uma série de estratégias do Governo do Estado para conscientizar a população e intensificar a vigilância, com o objetivo de reduzir os riscos de acidentes, especialmente com o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), espécie mais comum e frequente na região.