WhatsApp
Facebook
Paraná registra ventos de até 108 km/h e alerta de perigo é emitido para a faixa leste do estado

O estado do Paraná enfrenta rajadas de vento de até 80 km/h nesta quarta-feira (10), conforme informações do Simepar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para ventos costeiros no Paraná e em outros três estados. O aviso permanece válido até a noite desta quarta-feira.

Apesar de as chuvas apresentarem queda ao longo do dia, praticamente todo o Paraná será impactado por ventos fortes, com maior intensidade na faixa leste. O meteorologista Lizandro Jacóbsen informou que as rajadas de vento serão frequentes, variando entre 50 km/h e 80 km/h em grande parte do estado. Além disso, ressaltou que a velocidade média do vento também está elevada e contínua.

Nas primeiras horas do dia, até as 7h da manhã, Curitiba e outros quatro municípios registraram ventos superiores a 50 km/h. O maior índice foi observado em Morretes, na estação meteorológica do Pico Marumbi, que marcou ventos de 108 km/h. Em Santa Maria do Oeste, os ventos chegaram a 77 km/h, em General Carneiro 60 km/h e, na capital, Curitiba, 50 km/h.

Até o momento, segundo a Defesa Civil estadual, não foram identificados grandes danos nas regiões afetadas. O órgão orienta que, em situações de vendavais como os previstos para esta quarta, deve-se evitar sair de casa até que o fenômeno passe, desligar aparelhos elétricos, fechar o gás de cozinha e as janelas. Caso esteja fora de casa, é recomendado buscar abrigo imediatamente, evitar árvores e estruturas metálicas frágeis, que podem cair e causar ferimentos.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook