WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Paraná registra aumento nos preços dos alimentos, com destaque para a batata-inglesa

A batata-inglesa lidera o aumento com um incremento de 29,49% devido à transição da safra da batata. Os maiores aumentos no estado foram registrados em Curitiba (37,99%) e Maringá (36,91%).

Por sua vez, o leite integral teve um acréscimo de 7,12% em decorrência da menor capacidade de captação. Além disso, o término da safra da maçã foi o motivo para o aumento de 4,88% nos preços. Todos esses fatores contribuíram para uma oferta reduzida desses produtos ao consumidor, resultando nesses reajustes.

Em um ano, a batata-inglesa é o segundo alimento que mais apresentou variação no preço, 77,65%, ficando atrás apenas da cebola, que teve um aumento de 85,23%.

Preço dos alimentos que apresentaram queda

Além das altas, a banana-caturra e os feijões preto e carioca tiveram redução de preço. Segundo o Ipardes, a queda decorre das condições de produtividade satisfatórias que favoreceram uma maior disponibilidade desses produtos nos supermercados.

A banana-caturra teve a maior queda, com 22,10%, seguida pelo feijão preto (12,19%) e o feijão carioca (11,48%). As maiores quedas da banana-caturra foram registradas em Maringá (31,09%).

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Alteração do nome