Santa Mônica Clube - Topo
WhatsApp
Facebook

Durante o fim de semana, os 28 Fóruns Eleitorais do Paraná estiveram em plantão. Com o prazo para regularização da situação eleitoral próximo do fim — encerrando-se na próxima quarta-feira, dia 8 de maio —, a Justiça Eleitoral abriu as portas no sábado e domingo para atender o público. Essa iniciativa permitiu que aqueles que não puderam comparecer durante a semana regularizassem sua situação eleitoral para participar do pleito que ocorrerá no segundo semestre deste ano, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

De acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), mais de 13 mil eleitores foram atendidos: 8,5 mil no sábado (4) e outros 5 mil no domingo (5). Em Curitiba, foram disponibilizados ônibus gratuitos para transportar o público até o Fórum Eleitoral, onde também foi montado um Espaço Kids e foram disponibilizados food trucks. Além disso, houve apresentação da Banda Fora de Pauta, composta por servidores e colaboradores do TRE.

Os eleitores que ainda possuem pendências com a Justiça Eleitoral têm até quarta-feira (8 de maio) para regularizar sua situação, após essa data o cadastro será encerrado. Nos próximos dias, todos os Cartórios Eleitorais do Paraná funcionarão em horário estendido, das 9 às 18 horas. Para esclarecer dúvidas, os cidadãos podem ligar para o Disque-eleitor do TRE-PR, pelo número 0800 640 8400 (ligação gratuita), ou conversar pelo Multicanal via WhatsApp (41) 3330-8500.

Quanto ao número de eleitores cadastrados e aptos a votar no Paraná, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o final de abril o estado contava com 8.587.772 eleitores, um aumento de 5,3% em relação ao eleitorado da última eleição municipal, em 2020. As cidades com maior eleitorado são Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava e Araucária. A maioria do eleitorado é do gênero feminino, correspondendo a 53%, enquanto 47% é do gênero masculino.

Quanto à faixa etária, a maioria dos eleitores está entre 25 e 59 anos de idade, seguida pela população idosa com 60 anos ou mais. Os eleitores mais jovens, com menos de 18 anos, são poucos, totalizando 75.683. Em relação ao grau de instrução, a maioria possui ensino médio completo, seguido por aqueles com ensino fundamental incompleto.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Alteração do nome