O Paraná segue destacando-se como destino para visitantes estrangeiros. De janeiro a outubro deste ano, o estado recebeu 888.114 turistas internacionais, o que representa um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2024, quando 739.967 viajantes estrangeiros foram contabilizados. As informações foram divulgadas nesta semana pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com base em dados da Polícia Federal. Esse resultado coloca o Paraná como o quarto maior portão de entrada de turistas internacionais no Brasil, atrás de Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
O volume de turistas estrangeiros que chegaram ao Paraná entre janeiro e outubro equivale a 11,5% do total nacional no período, que superou 7 milhões de viajantes internacionais. Em outubro, especificamente, o estado recebeu pouco mais de 61 mil turistas do exterior. Leonaldo Paranhos, secretário do Turismo do Paraná, destacou a importância desse movimento para a economia local. “Os turistas estrangeiros são importantes à economia, porque injetam moeda estrangeira nos destinos e em nossos Territórios Turísticos”, afirmou.
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão vinculado à Secretaria do Turismo do estado (Setu-PR), enfatizou o impacto das iniciativas promocionais no resultado. “Temos locais que agradam a todos os perfis e bolsos, hospedagens qualificadas e serviços que completam a experiência. Ser o quarto maior portão de entrada desses viajantes no ano é a confirmação de uma estratégia de promoção, por meio da presença em feiras mundiais, capacitação de agentes de viagens nacionais e o contato direto com a iniciativa privada, que conduz o setor”, declarou ele.
Entre os visitantes internacionais, os turistas de países vizinhos lideraram as chegadas ao estado. O Paraguai foi responsável por 38% do total (340 mil turistas), seguido pela Argentina, com 37% (329 mil). Outros destaques incluem Estados Unidos (24 mil), Chile (20 mil), Uruguai (14 mil), Reino Unido (13 mil), Espanha (12 mil), Alemanha (12 mil) e Peru (11 mil). A maior parte das entradas foi por via terrestre (mais de 850 mil, ou 95%), fazendo do Paraná o segundo estado com maior volume de turistas estrangeiros por esse meio, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Além disso, foram registradas 34 mil chegadas por via aérea e 3 mil por via marítima.
Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o balanço paranaense demonstra o bom momento do turismo no Brasil. “O Paraná tem mostrado uma capacidade extraordinária de atrair visitantes e de transformar sua diversidade em valor. Esses números confirmam que o estado segue firme em uma trajetória de crescimento contínuo. A quebra de recordes indica um momento de expansão para o setor, com reflexos diretos na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional”, destacou ele.







