O Governo do Estado do Paraná apresentará à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei para isentar do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) os proprietários de motocicletas de até 170 cilindradas. A proposta, assinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, prevê a isenção do imposto a partir de janeiro de 2025.
Mais de 732 mil veículos serão beneficiados, representando cerca de 77% da frota tributável de motocicletas do Estado. Atualmente, a isenção é aplicada somente a motocicletas com menos de 125 cilindradas e mais de 10 anos de uso. Segundo a Receita Estadual, a média do imposto para esses veículos é de R$ 474, valor que, de acordo com o governador Ratinho Junior, será significativo para os proprietários.
“Com esse dinheiro que seria para pagar o IPVA, o proprietário de motos até 170 cilindradas vai poder comprar um presente para o filho, usar no seu dia a dia, ou mesmo para pagar a prestação do financiamento ou do consórcio da sua moto”, afirma o governador Ratinho Junior, destacou.
Para o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a isenção do IPVA para as motos de até 170 cilindradas representa uma importante medida econômica para os paranaenses. “Essa é uma decisão importante para manter a renda na mão do cidadão”, reforçou, acrescentando que a ação do governo permitirá às famílias gastar mais com alimentação, lazer ou viagens, movimentando ainda mais a economia do Estado.
Foto: Geraldo Bubniak/AEN.