WhatsApp
Facebook
Paraná oferece sistema gratuito para bloquear ligações de telemarketing

Mais de 331 mil paranaenses estão utilizando o sistema estadual de bloqueio de ligações de telemarketing para evitar chamadas indesejadas. O Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing (CBRLT) está disponível para pessoas físicas e jurídicas.

O serviço não permite a restrição de chamadas de empresas específicas, abrangendo todas as empresas de telemarketing, inclusive aquelas que atuam para instituições financeiras. Após a solicitação, o bloqueio é efetivado em até 30 dias.

Caso as chamadas persistam, os usuários podem registrar uma reclamação na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR). É necessário fornecer informações sobre a data, hora e a empresa responsável pela ligação.

Empresas de telemarketing têm a possibilidade de verificar quais números estão bloqueados para evitar realizar chamadas para esses contatos. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, as multas para as empresas que desrespeitam essas regras variam de R$ 900 a R$ 12 milhões.

Como bloquear ligações de Telemarketing

Para bloquear ligações indesejadas, o consumidor deve registrar seus números de telefone, fixos ou móveis, no Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing. A solicitação pode ser feita pelo site do programa, pelo telefone 0800 41 1512, ou em uma das sedes do Procon do estado.

Os dados necessários para o cadastro incluem nome, número do RG e CPF, endereço, CEP, telefone a ser cadastrado e e-mail. O processo de cadastro e acesso ao serviço é totalmente gratuito.

Passo a passo para o cadastro online:

  • Acesse a Central de Segurança do Paraná e registre-se na aba “Ainda não sou cadastrado”. Clique aqui para acessar o site.
  • Escolha o tipo de cadastro – pessoa física ou jurídica – para direcionar o bloqueio.
  • Complete o cadastro fornecendo as informações pessoais e os números de telefone que deseja restringir.
WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!