WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Paraná mantém nota máxima em ranking de qualidade fiscal pelo terceiro ano seguido

A Contabilidade-Geral do Estado do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), recebeu a nota máxima (A) na edição 2024 do Ranking Siconfi, publicação anual da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que avalia a qualidade das informações fiscais e contábeis dos entes federativos do Brasil. O Paraná alcançou um índice de 97,26% de desempenho contábil.

Desde 2019, quando o Estado obteve 87%, o Paraná tem mostrado crescimento na qualidade de suas informações. Nos últimos três anos, o Estado sempre conquistou a nota máxima. Esse desempenho resultou na obtenção do selo ouro por dois anos consecutivos, uma conquista oficializada por meio de um brasão do Tesouro Nacional que atesta a qualidade das informações estaduais. Nacionalmente, o Paraná ocupou o 7º lugar no ranking geral dos estados, com um total de 148,81 pontos.

O Ranking Siconfi avalia a consistência e a qualidade dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais enviados pelos estados através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro. Entre os documentos analisados estão a Declaração de Contas Anuais (DCA), o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC).

Gisele Carloto, contadora-geral do Estado, destaca a importância da gestão rigorosa dos prazos, da verificação contínua da integridade dos dados e do monitoramento constante das informações contábeis. “Nos últimos anos, o Paraná tem se destacado pelo compromisso evidente com uma gestão fiscal responsável, aumentando a transparência e cuidando da qualidade dos dados apresentados. O capital intelectual das equipes nessa área faz uma diferença significativa nessas conquistas”, ressalta.

O Departamento de Contabilidade da Secretaria da Fazenda, responsável pelas prestações de contas ao controle externo, desempenha um papel crucial na garantia das informações apresentadas pelo Estado. Esse processo envolve várias diretorias e núcleos setoriais financeiros de cada pasta do Governo do Estado, além dos órgãos e entidades da administração estadual, que precisam alimentar o Sistema Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) com precisão.

A 5ª Edição do Ranking Siconfi trouxe um aumento no número de itens verificados, totalizando agora 190 verificações distintas, quase triplicando em relação à primeira edição. “Desde a primeira edição do ranking, observamos um esforço contínuo dos entes para melhorar a qualidade de suas informações e, consequentemente, seu desempenho”, destacou o Tesouro Nacional.

O ranking é dividido em quatro dimensões de avaliação: Gestão da Informação, Informações Contábeis, Informações Fiscais e Cruzamento das Informações Contábeis e Fiscais. Na última dimensão, o Paraná alcançou um desempenho de 100%.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli