WhatsApp
Facebook
Paraná lança Poupatempo para centralizar serviços públicos com 20 unidades até 2025

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta semana o decreto 11.247/2025, instituindo o programa Poupatempo Paraná. O objetivo é centralizar, simplificar e melhorar a prestação de serviços públicos estaduais, garantindo acessibilidade e eficiência por meio de Unidades de Atendimento ao Cidadão e canais digitais.

A operação ficará a cargo do Consórcio PR Cidadania, formado pelas empresas Cix Citizen Experience S/A, Quipux S.A.S do Brasil e Urban Participações Ltda, vencedor do processo licitatório. O consórcio será responsável pela implantação, operação e manutenção dos espaços. O programa prevê 20 unidades no estado, com a primeira inauguração programada para outubro em Curitiba. A meta é atingir até 7 milhões de atendimentos anuais, cerca de 27 mil por dia, em todas as unidades.

As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com estruturas padronizadas e acessíveis. Elas concentrarão serviços públicos estaduais, municipais e federais, como emissão de documentos, licenças, alvarás e orientações sobre programas governamentais. Além disso, uma plataforma digital permitirá experiências 100% online, híbridas e atendidas por videochamada para quem tiver dificuldade com tecnologia.

Entre os serviços já confirmados estão a emissão da nova Carteira de Identidade, atendimentos relacionados ao Detran-PR, cadastro no Casa Fácil Paraná e consultas de financiamentos na Cohapar, com emissão de faturas e consulta de dívidas. O decreto prevê que órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta integrem seus serviços ao programa. A Superintendência Geral de Governança de Serviços e Dados (SGSD), vinculada à Casa Civil, será responsável por coordenar o programa, definir diretrizes, estabelecer padrões de qualidade e promover a digitalização dos serviços.

A digitalização e tecnologias que facilitem o acesso dos cidadãos ao governo serão prioridades. Serviços de interesse público oferecidos por entidades externas à Administração Pública Estadual, como serviços municipais, poderão se integrar ao Poupatempo mediante convênios específicos que envolvam repasse financeiro à SGSD para custeio de despesas e manutenção dos espaços.

O projeto será implementado em três fases, com prazo máximo de um ano para conclusão. Na primeira etapa, serão abertas oito unidades: Shopping Estação e Park Shopping Boulevard, em Curitiba; Palladium Shopping Center, em Ponta Grossa; Shopping Palladium Umuarama, em Umuarama; Boulevard Shopping Londrina, em Londrina; Cataratas JL Shopping, em Foz do Iguaçu; Shopping Cidade Maringá, em Maringá; e Shopping São José, em São José dos Pinhais. As próximas ações incluem sinalização dos espaços, treinamento das equipes e divulgação ao público.

A segunda etapa incluirá as cidades de Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Curitiba (Boa Vista), Guarapuava e Paranaguá. Já na terceira fase, o Poupatempo será levado a Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais e Toledo.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

FEIRA DA LOUÇA - 2025 - 300x300
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!