O Governo do Paraná anunciou a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o succinato de metoprolol, um medicamento amplamente utilizado para tratar hipertensão e outras doenças cardiovasculares. A medida, formalizada por meio de um decreto encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), entrará em vigor a partir de 1º de janeiro, seguindo decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
O succinato de metoprolol, um betabloqueador, atua reduzindo a frequência cardíaca e a força de contração do coração, sendo amplamente indicado para pacientes com arritmias e pessoas que sofreram infarto. A isenção abrange os comprimidos de 25 mg, 50 mg e 100 mg.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde, 23% da população do Paraná é hipertensa, representando quase um a cada quatro habitantes do estado. Ainda segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o número de atendimentos relacionados à hipertensão na Atenção Primária cresceu mais de 500% entre 2019 e 2023, subindo de 868 mil para 4,5 milhões de atendimentos no período.