WhatsApp
Facebook
Paraná inicia ano letivo com 345 colégios cívico-militares aprovados por 89% dos pais e 90% dos professores

A rede estadual de ensino do Paraná retomou as aulas nesta quinta-feira (5), marcando o início do ano letivo também nos colégios cívico-militares. O modelo, que passou por ampliação após consultas públicas realizadas no fim de 2025, conta agora com 33 novas unidades, totalizando 345 colégios no estado. Com isso, o Paraná se consolida como o estado com o maior número de escolas cívico-militares do Brasil.

A expansão do modelo foi aprovada por quase 70% das unidades escolares participantes das consultas públicas. Além disso, uma pesquisa de opinião revelou ampla aceitação da proposta: 89,3% dos pais e responsáveis e 90,4% dos professores e pedagogos se declararam favoráveis aos colégios cívico-militares. Atualmente, mais de 230 mil alunos da rede estadual estão matriculados nesse formato de ensino.

As novas unidades estão localizadas em cidades como Apucarana, Arapongas, Sabáudia, Engenheiro Beltrão, Cafelândia, Cascavel, Japurá, São Tomé, Assaí, Curitiba, Dois Vizinhos, Santa Terezinha do Itaipu, Guarapuava, Ivaiporã, Joaquim Távora, Abatiá, Loanda, Itaúna do Sul, Lobato, Paiçandu, Maringá, Paranaguá, Pontal do Paraná, Toledo e Pérola. Todas já começaram a atender estudantes neste ano letivo.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o aumento da adesão é impulsionado por uma demanda crescente das comunidades escolares. “Os colégios cívico-militares já são um modelo aprovado pelas comunidades escolares e com alta procura por vagas. A expansão atende ao desejo das famílias, dos professores e dos próprios estudantes, além de contribuir para a melhoria do ambiente escolar e da organização das unidades”, afirmou.

O modelo combina a gestão civil com o apoio de militares da reserva em funções administrativas e de organização da rotina escolar, preservando o currículo pedagógico da rede estadual.

Pesquisas realizadas em outubro de 2025 confirmam a aprovação do modelo tanto por pais quanto por profissionais da educação. Entre os pais entrevistados, 90% estão satisfeitos com os avanços na disciplina desde a implantação do modelo, e 81% reconhecem sua eficácia na evolução dos filhos nesse quesito. Mais de 70% dos pais também relataram que seus filhos passaram a aprender mais, enquanto quase 80% identificaram maior integração entre a escola e a comunidade.

Entre os professores e pedagogos, a aprovação ao modelo cresceu 50% entre 2023 e 2025. A pesquisa indicou que 73,5% dos profissionais observaram melhorias na disciplina escolar, enquanto 82,4% estão satisfeitos com a atuação dos monitores militares. O impacto positivo também reflete nos aspectos de ambiente de trabalho: 66,9% dos educadores afirmaram se sentir mais respeitados pelos alunos, e quase 90% estão satisfeitos com o reconhecimento profissional proporcionado pela comunidade escolar.

Um exemplo da adaptação ao novo modelo é o Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, em Curitiba, uma das 33 novas escolas que aderiram ao formato cívico-militar em 2026. No primeiro dia de aula, a chegada dos monitores foi destacada como uma novidade bem-recebida pela comunidade escolar. A diretora da unidade, Thyncia Fabiane Cardoso, está à frente da gestão desde 2024 e vê na mudança uma oportunidade de avanço em disciplina e segurança.

“O modelo vale muito a pena em termos de disciplina e segurança. Em situações em que, por exemplo, seria necessário acionar a Patrulha Escolar e nem sempre há disponibilidade imediata, a presença dos monitores gera mais respeito e respaldo para a escola. É um trabalho conjunto, baseado em regras, respeito e diálogo”, afirmou a diretora.

Com cerca de 500 estudantes na escola, o primeiro dia foi marcado pela adaptação dos alunos ao novo modelo. “No primeiro dia, muitos alunos ainda nem sabiam exatamente o que era uma formatura, e já explicamos como funciona o novo modelo CCM. Eles entenderam rapidamente. Em breve, vamos reunir também os alunos do Ensino Fundamental para ampliar esse diálogo”, explicou.

A expectativa da direção para os próximos meses é otimista.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook