WhatsApp
Facebook
Paraná implementa auxílio financeiro para mulheres vítimas de violência doméstica

O Governo do Paraná consolidou um importante avanço na rede de proteção feminina com o Programa Recomeço. Atualmente, 73 mulheres que precisaram abandonar seus lares devido ao risco de vida já recebem o Auxílio Social Mulher Paranaense. A iniciativa, que está em fase piloto em 16 municípios, oferece o suporte financeiro necessário para que a vítima de violência doméstica possa reorganizar sua vida longe do agressor.

Instituído por lei, o Auxílio Social Mulher Paranaense é concedido por até 12 meses e é acompanhado por um atendimento especializado para garantir a segurança e a superação do trauma. O apoio financeiro é calculado com base no salário-mínimo nacional de 2026, com valor base de R$ 810,50 (equivalente a meio salário-mínimo). Mulheres gestantes, lactantes, com filhos na primeira infância ou dependentes com deficiência recebem um adicional de 5%.

O fortalecimento dessas políticas públicas já reflete nos índices de criminalidade do estado. Segundo dados do Sistema Nacional de Segurança Pública, o Paraná registrou uma redução de 20% nos casos de feminicídio em 2025. Além do suporte financeiro, o Programa Recomeço se integra a outras frentes de atuação:

– Amiga Acolhedora: projeto de acolhimento familiar temporário para mulheres e seus filhos.
– Casa da Mulher Paranaense: centros que concentram serviços de orientação, atendimento jurídico e psicossocial.
– Rede CRAM: atendimento direto nos Centros de Referência em 16 cidades polo, com previsão de expansão para todo o estado.

Atualmente, o Auxílio Social Mulher Paranaense está disponível nos municípios que possuem CRAMs ativos.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook