WhatsApp
Facebook
Paraná é premiado nacionalmente por programa habitacional para famílias em vulnerabilidade

Nesta segunda-feira (04), o governador Carlos Massa Ratinho Junior celebrou mais um reconhecimento às ações do governo voltadas para o atendimento à população. O Paraná foi premiado novamente como o estado com a melhor política habitacional do país.

Dessa vez, o programa Vida Nova, focado na construção de moradias para famílias em situação de vulnerabilidade social residentes em assentamentos precários, recebeu o prêmio Selo de Mérito concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). A entrega ocorreu durante o 70º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social no Rio de Janeiro.

“São milhares pessoas que não têm condições financeiras para comprar uma casa e que, graças ao trabalho dos órgãos estaduais, sob a coordenação da Cohapar, são realocadas para novas moradias, em bairros seguros, para que possam de fato iniciar uma vida nova”, disse o governador, destacando a equipe técnica envolvida na elaboração e execução do programa.  

O presidente da Cohapar, Jorge Lange, que também preside o Fórum Nacional de Secretários da Habitação e Desenvolvimento Urbano, enfatizou a prioridade dada ao setor pelo poder executivo e a participação de diversos órgãos estaduais.

“Temos projetos pilotos em andamento e estamos trabalhando para a liberação de um financiamento de R$ 1 bilhão junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento para que o atendimento chegue a todas as regiões do Paraná, tirando as famílias de áreas de risco e de áreas de favela para locais dignos”, afirmou. “São 16 secretarias de Estado envolvidas no atendimento das famílias, que não trocam apenas de endereço, mas recebem todo um acompanhamento do poder público depois dessa mudança”.

O programa Vida Nova prioriza o atendimento de famílias em imóveis que não podem ser regularizados devido à localização em áreas de risco ou de proteção ambiental. Essas famílias são reassentadas em novos empreendimentos urbanizados, enquanto as áreas desocupadas passam por recuperação ambiental. A intervenção inclui demolição de estruturas existentes, limpeza e criação de parques para lazer da população, evitando a reocupação irregular da região. Ações nas áreas de saúde, educação, segurança, geração de emprego e renda também são promovidas nas comunidades beneficiadas.

O superintendente de Programas da Cohapar, Kerwin Kuhlemann, destacou que as medidas visam garantir o desenvolvimento socioeconômico contínuo da população, oferecendo atendimento especializado e personalizado às necessidades dos moradores. Ele salientou que o trabalho é intersetorial e transversal do poder público para proporcionar não apenas habitação, mas também acesso a serviços essenciais, como saúde, segurança, educação, cidadania e empregabilidade.

O planejamento da Cohapar é baseado em informações cadastradas pelas equipes municipais em um sistema eletrônico da Companhia. A estratégia visa atender empreendimentos de forma pulverizada em todo o Estado, com a meta de alcançar pelo menos 150 municípios. A premiação com o Selo de Mérito em anos anteriores reconheceu projetos como financiamento próprio com condições facilitadas de pagamento, serviço de emissão de escrituras mais rápido e barato do que em cartório, projetos de construção de condomínios residenciais exclusivos para idosos, e a concessão de subsídios financeiros para custeio do valor de entrada em imóveis financiados pela Caixa Econômica.

Foto: Jonathan Campos/AEN

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli