WhatsApp
Facebook
Paraná apresenta soluções inovadoras sobre IA em Washington

O secretário das Cidades, Guto Silva, representou o Governo do Paraná em agenda internacional nos Estados Unidos, destacando os avanços do Estado na aplicação de Inteligência Artificial (IA) na gestão pública. Na terça-feira (28), em Washington, ele participou do Google Public Sector Summit, evento que reuniu gestores e especialistas em tecnologia do setor público, apresentando a palestra “A jornada do Paraná para se tornar o primeiro Estado de IA do Brasil”. Durante sua apresentação, Silva destacou o plano de IA do Paraná, reconhecido pelo Google como o mais avançado do país.

“O Paraná é referência no uso de Inteligência Artificial aplicada à gestão pública. Já temos mais de cinco aplicações em andamento e a meta é chegar a 30 iniciativas até o próximo ano”, afirmou o secretário. Segundo ele, as soluções de IA estão sendo aplicadas em diferentes áreas, como educação — com ferramentas que auxiliam professores na correção de redações e alunos na leitura; recadastramento; mobilidade urbana, com sincronização inteligente de semáforos; e gestão ambiental, por meio do CAR Inteligente — o Cadastro Ambiental Rural, que utiliza dados georreferenciados para apoiar o planejamento ambiental.

Silva também ressaltou o papel estratégico da educação pública na consolidação do uso da IA no Estado. “A educação é a base dessa transformação digital. Estamos preparando nossos jovens para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e competitivo”, afirmou. Durante o evento, ele enfatizou que o Paraná busca liderança global na aplicação da IA na gestão pública, com resultados práticos já reconhecidos internacionalmente: “É motivo de orgulho apresentar o que já está sendo feito e ver outros países interessados em conhecer nosso modelo de trabalho. O Paraná está no caminho certo, unindo tecnologia e qualidade de vida.”

Próxima agenda: ONU-Habitat

Após os compromissos em Washington, Guto Silva seguiu para Nova York, onde participou, na quinta-feira (30), da assinatura de uma Carta de Parceria entre o Governo do Paraná e o ONU-Habitat, agência da ONU voltada ao desenvolvimento urbano sustentável. A iniciativa marcou o início da criação do Observatório de Cidades Inteligentes do Paraná, em parceria com universidades estaduais, a Secretaria das Cidades (Secid) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O projeto prevê unidades em cada universidade estadual e um escritório central em Curitiba, reunindo professores, pesquisadores e gestores públicos para compartilhar conhecimento e desenvolver soluções para os municípios. A metodologia, baseada em protocolos internacionais do ONU-Habitat, também auxiliará as cidades a se prepararem para eventos climáticos extremos, como alagamentos e deslizamentos, aprimorando a capacidade de resposta das administrações locais. “Além de levar asfalto, iluminação e praças, queremos levar metodologia e gestão pública de qualidade para apoiar os prefeitos no dia a dia. Esse é o legado que o governador Ratinho Junior nos orientou a construir — um governo moderno, eficiente e de futuro, que planeja o Paraná a longo prazo, com base em conhecimento e inovação”, concluiu Guto Silva.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook