WhatsApp
Facebook
Pagamento da última parcela do IPVA 2025 começa nesta terça-feira; confira o calendário

O prazo para pagamento da quinta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 começa nesta terça-feira (20) para proprietários de veículos com placas de final 1 e 2. A data dá início ao calendário de pagamentos, que continua até a próxima semana para os demais motoristas. Os vencimentos da última parcela variam entre os dias 20 e 26 de maio, conforme o final da placa do veículo. Em caso de atraso, aplica-se multa de 0,33% ao dia mais juros de mora (segundo a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto. No total, mais de 2,8 milhões de proprietários optaram pelo parcelamento do IPVA 2025.

Confira o calendário de pagamento da última parcela do imposto:

– Finais 1 e 2: 20/05

– Finais 3 e 4: 21/05

– Finais 5 e 6: 22/05

– Finais 7 e 8: 23/05

– Finais 9 e 0: 26/05

Como pagar

Assim como em anos anteriores, as guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos Correios. A Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual também não enviam boletos por e-mail ou aplicativos de mensagens. Moradores do Paraná devem gerar as guias de pagamento exclusivamente pelos canais oficiais, como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, ou pelo Portal de Pagamentos de Tributos.

Entre as formas de pagamento disponíveis está o Pix, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento. Mais de 800 instituições financeiras são compatíveis com essa modalidade, cujo pagamento é compensado em até 24 horas. Além disso, o pagamento pode ser realizado nos canais eletrônicos dos bancos ou pelos aplicativos associados, sem restrição aos parceiros do Estado. Outra alternativa é o pagamento por cartão de crédito, que permite parcelar o débito em até 12 vezes. Nesse caso, a Fazenda e a Receita destacam que cabem aos contribuintes verificar as taxas cobradas pelas operadoras. Os percentuais aplicados estão disponíveis para consulta online.

Golpes

A Secretaria de Estado da Fazenda emitiu um alerta sobre sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. De acordo com a pasta, as guias de pagamento devem ser emitidas exclusivamente por portais oficiais com a extensão “pr.gov.br” ou pelos aplicativos da Receita Estadual e do Detran, que garantem formas seguras para os pagamentos do imposto.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!