Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até esta quarta-feira (18) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição e confirmar a participação nas provas. O período de inscrições encerrou na última sexta-feira (13).
O valor de R$ 85 pode ser pago por meio de boleto gerado na Página do Participante, a plataforma oficial do Enem. As opções de pagamento incluem boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança. Quem optar pelo Pix pode acessar o QR Code presente no boleto. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o sistema não emitirá boleto para estudantes concluintes do ensino médio de escolas públicas em 2025, em nenhuma hipótese.
As provas do Enem 2025 estão agendadas para os dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. Contudo, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o exame será aplicado em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Além disso, nesta edição do Enem, o exame voltará a certificar a conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial para participantes maiores de 18 anos. Para obter a certificação, o participante deve alcançar no mínimo 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
Estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas, cadastrados no programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), terão direito a uma parcela bônus de R$ 200 ao participarem dos dois dias de provas do Enem 2025. O pagamento do benefício será feito após a conclusão do ensino médio. Além disso, todos os inscritos no programa receberam isenção da taxa de inscrição desta edição.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho acadêmico dos estudantes ao final do ciclo de educação básica. Ao longo de mais de 20 anos, o Enem consolidou-se como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).