Santa Mônica Clube - Topo
WhatsApp
Facebook
Outubro traz bandeira vermelha patamar 2, elevando os custos da energia elétrica

A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com uma cobrança extra de R$ 7,877 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. Esta é a primeira vez, desde agosto de 2021, que a bandeira mais cara do sistema criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é acionada.

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foi o risco hidrológico, ou seja, a baixa previsão de chuva para os reservatórios das hidrelétricas. Além disso, a elevação do preço do mercado de energia elétrica em outubro também influenciou essa decisão.

Desde abril de 2022, uma sequência de bandeiras verdes foi implementada, interrompida apenas em julho de 2024 com a bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto e da vermelha, patamar 1, em setembro. No mês passado, a Aneel havia anunciado a bandeira vermelha patamar 2 para setembro, mas corrigiu a informação dias depois.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. As bandeiras, divididas em níveis, indicam o custo para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas residências, comércios e indústrias, levando em conta a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.

As cores das bandeiras — verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) — indicam se a energia custará mais ou menos conforme as condições de geração, sendo a vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra. Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia a agência.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp