Uma estufa com 519 pés de maconha foi apreendida pela Polícia Militar em uma chácara no bairro Olhos D’Água, em Campina Grande do Sul. A operação ocorreu na tarde deste sábado (20), sob a coordenação do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) e equipes RONE do 3º Pelotão, após intensa investigação das equipes de inteligência.
Além dos pés de maconha, encontrados em diferentes estágios de maturação, a polícia localizou 160g de capulho, evidenciando a produção ilegal no local. Na operação, foi detido um homem e apreendidos um celular e dois cadernos que continham registros detalhados das operações da estufa, incluindo anotações sobre despesas e devedores.
Este episódio é parte de um aumento nas apreensões no estado, que no primeiro semestre de 2024 totalizaram 221,3 toneladas de maconha, um crescimento de 17,27% em comparação ao mesmo período de 2023. De acordo com o Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), as apreensões de cocaína e crack também mostraram aumentos significativos, respectivamente, de 60% e 89%.