A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação realizada em combate a uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas em São José dos Pinhais. A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (30) e contou com o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Guarda Municipal (GM).
Com um efetivo de mais de 130 policiais e utilizando mais de 60 viaturas, a operação visava o cumprimento de 10 mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal de São José dos Pinhais. Segundo o delegado Thiago Mendes, a operação resultou na prisão de indivíduos ligados a organizações criminosas de atuação nacional.
Durante a ação, foram apreendidas grandes quantidades de drogas, armas de fogo, simulacros, dinheiro trocado, cerca de 70 quilos em moedas e diversos objetos de origem ilícita. De acordo com Mendes, a investigação revelou a existência de três grandes barracões de lona utilizados para a venda e consumo de drogas, localizados às margens da BR-376. Essa área vinha sendo utilizada como um dos principais pontos de atuação do grupo criminoso.
Conforme apurado, os grupos investigados comandavam a distribuição de entorpecentes e utilizavam intimidação contra moradores de regiões de vulnerabilidade social. “As diligências também revelaram indícios da atuação destes grupos criminosos no comando da distribuição de entorpecentes e na intimidação de moradores da região”, afirmou o delegado.
A operação é parte de uma investigação conduzida pela PCPR, focada em desarticular núcleos organizados responsáveis pelo tráfico em diferentes regiões da cidade. Todos os detidos foram encaminhados ao sistema penitenciário, e as investigações permanecem em andamento para análise dos materiais apreendidos e identificação de outros possíveis envolvidos.