Nesta quinta-feira (06/11), a linha Alferes Poli, que faz o trajeto da Praça Rui Barbosa até a Avenida da República, no Parolin, em Curitiba, foi alvo de uma operação que flagranteou 37 pessoas que não pagaram a tarifa de ônibus. A ação é parte da 6ª Operação Fura-Catraca, realizada pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, através do Departamento de Inteligência (DTI), e surpreendeu passageiros que embarcaram sem pagar na Praça Rui Barbosa. Poucos metros após o início do trajeto, na canaleta da Rua Alferes Poli, as prisões foram efetuadas.
Os detidos foram levados ao 1° Distrito Policial e responderão por infração ao Artigo 176 do Código Penal, que prevê detenção ou multa para quem utiliza transporte público sem pagamento. Até o momento, as ações realizadas em 2025 resultaram no total de 76 menores apreendidos e 65 adultos presos, segundo os dados oficiais divulgados.
A operação contou com a participação da Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo, do Grupo de Operações Especiais (GOE), do Grupo de Operações com Cães (GOC), da Guarda Municipal de Curitiba, da Polícia Civil e de fiscais da Urbs. Além disso, como parte da estratégia para combater essas irregularidades, a Urbs iniciou a instalação de barreiras físicas em 62 estações-tubo da cidade. Segundo o órgão, estas estruturas de aço visam impedir a entrada de passageiros de forma irregular e amenizar os prejuízos financeiros do sistema de transporte público, que já somaram R$ 7,5 milhões neste ano.







