WhatsApp
Facebook
Operação conjunta desarticula grupo que exibia crimes em redes sociais no Paraná e Santa Catarina

Uma operação conjunta realizada pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do Batalhão de Operações Especiais (Bope), e pela Polícia Federal (PF), desmantelou um grupo criminoso que utilizava redes sociais para divulgar atividades ilícitas e atrair novos integrantes. Na última terça-feira (9), foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná e Santa Catarina.

A investigação integrada começou em novembro de 2024, com indícios apontando para a atuação de uma organização criminosa na área de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O grupo é suspeito de estar envolvido com tráfico de drogas, contrabando e outras atividades ilegais, tendo forte presença na região Oeste do Paraná. A quadrilha mantinha um perfil em uma plataforma de rede social com quase 320 mil seguidores, nomeado ‘É Uz Guri. Não Adianta’, que era usado para promover e exibir suas ações criminosas.

De acordo com informações da inteligência do Bope, o administrador da página, considerado o principal alvo da operação, utilizava o perfil para diversas práticas ilegais, incluindo contrabando, descaminho, tráfico de drogas, estelionato e jogos de azar. Segundo o capitão Rodrigo Bandeira, o grupo ‘socializava o crime’, atraindo seguidores sob uma retórica de amizade e até parentesco. ‘As postagens associavam a prática de crimes a relações de amizade, parentesco e vínculos comunitários, como se fossem parte de um processo de socialização do indivíduo’, afirmou o capitão.

Além disso, os criminosos utilizavam o perfil para ostentar sua ligação com o crime organizado, comercializando bonés e camisetas personalizados com símbolos do grupo. Conforme apontam os investigadores, esses itens eram empregados em ações criminosas e tinham o objetivo de reforçar a identidade do grupo. A Justiça determinou o bloqueio da conta por conta da recorrente divulgação de práticas ilegais.

Durante a operação, um homem foi preso. Entre os materiais apreendidos estão uma pistola 9mm com dois carregadores e 36 munições, mais de R$ 17 mil e US$ 250 em dinheiro, um rádio comunicador, um simulacro de arma de fogo e diversos celulares.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

FEIRA DA LOUÇA - 2025 - 300x300
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!