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Obras de duplicação em rodovias do Paraná devem começar em maio com foco na segurança e fluidez do trânsito

Rodovias estaduais e federais do Paraná receberão em breve as primeiras obras de duplicação previstas nos contratos do novo pacote de concessões rodoviárias do estado. Entre as intervenções está o início da duplicação do Contorno Norte (PR-418). Os detalhes foram divulgados pela concessionária Via Araucária, responsável pelo lote 1, que abrange cerca de 80 quilômetros de melhorias previstas para os próximos dois anos. A empresa iniciou suas operações nos trechos do lote 1 em 28 de fevereiro de 2024.

Desde o início das operações, a Via Araucária tem prestado diversos serviços operacionais aos motoristas, como o uso de guinchos, caminhões de resgate, caminhões-pipa, ambulâncias e viaturas de inspeção ao longo de 473 quilômetros, incluindo as BRs 277, 373, 376 e 476 e as PRs 418, 423 e 427. O contrato firmado prevê que as primeiras obras sejam concluídas até o terceiro ano de vigência.

No Contorno Norte de Curitiba, conhecido também como PR-418 ou “Transtorno Norte”, serão duplicados 16,76 quilômetros em sua primeira etapa. As intervenções incluem um novo viaduto no quilômetro 12, ligando os bairros Jardim Dourados e Jardim Giannini, em Almirante Tamandaré. Também está previsto um novo acesso à Avenida Francisco Gulin, na região norte de Curitiba, além da construção de novos segmentos de vias marginais no Contorno Sul.

Na PR-423, rodovia que conecta Araucária e Campo Largo, estão previstos quase 26 quilômetros de duplicações. Nessas melhorias, dois novos viadutos serão construídos para substituir cruzamentos em nível, promovendo maior fluidez ao trânsito. Em Araucária, o viaduto no quilômetro 10 permitirá ligação direta entre a Avenida das Nações e a Rua Luíz Armando Ohpis. Já em Campo Largo, no quilômetro 33, haverá conexão direta entre a Rua Teodoro Augustyn e a Estrada de Balsa Nova.

A concessionária assegura que os impactos ambientais das obras serão compensados, conforme exigido pelo contrato de concessão. O diretor de Engenharia da Via Araucária, Pedro Veloso, afirmou que o primeiro ano da concessão foi focado em restaurar as condições de segurança das rodovias e planejar as duplicações. Entre as ações já realizadas estão a recuperação de 55 pontos de terraplenagem, melhorias na pavimentação e instalação de dispositivos de sinalização. “Durante os trabalhos iniciais, também trabalhamos muito no planejamento das obras que começam agora em 2025 e que preveem a implantação de 244 quilômetros de duplicações nos seis primeiros anos de contrato, além de centenas de quilômetros de faixas adicionais, vias marginais e dispositivos de retorno”, declarou Veloso.

Conforme o cronograma estipulado em contrato, as primeiras intervenções terão foco na BR-277, PR-418 e PR-423. Até o início de 2027, a Via Araucária deverá concluir aproximadamente 70 quilômetros de duplicações e nove quilômetros de faixas adicionais, além de construir novos viadutos e acessos às cidades afetadas pelas rodovias. As obras começam efetivamente após a aprovação dos projetos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a emissão dos licenciamentos ambientais pelo Instituto Água e Terra (IAT). Segundo Veloso, esses processos estão em estágios avançados, com expectativa de início das obras em Curitiba em maio e nas demais áreas até julho de 2025.

As intervenções serão realizadas em várias frentes de trabalho para minimizar os impactos aos usuários. A concessionária garantiu que as modificações no tráfego serão feitas apenas quando necessário e em horários de menor movimento, com a devida comunicação nos canais oficiais da Via Araucária.

O contrato de concessão tem duração de 30 anos, período em que a concessionária deverá investir mais de R$ 7,9 bilhões em obras de melhoria e manutenção dos trechos, além de arcar com R$ 5,2 bilhões em custos operacionais. O modelo de concessão foi idealizado pelo Governo do Paraná após amplas discussões com o setor produtivo e a sociedade, priorizando a antecipação de obras de ampliação nos primeiros anos do contrato.

Entre os destaques do lote 1, a BR-277 concentrará 27,5 quilômetros de duplicações em dois trechos principais: entre Porto Amazonas e Palmeira, e ao longo de Irati. Quatro novos viadutos serão construídos, sendo dois em Palmeira (quilômetros 168 e 172) e outros dois em Irati (quilômetros 257 e 261). Além disso, está prevista a construção de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, localizado ao lado do Posto Benedita, em Irati, com estacionamento, sanitários, chuveiros e áreas de alimentação.

Segundo a Via Araucária, todos os projetos seguem sendo desenvolvidos com o objetivo de trazer mais segurança e conforto aos motoristas que trafegam pelos trechos sob concessão.

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