Seis vigas de concreto já foram posicionadas sobre o Rio Atuba, no bairro Tarumã, em Curitiba. As estruturas integram as obras das duas novas pontes que farão parte do futuro Viaduto Curitiba-Pinhais. As pontes vão conectar a Avenida Victor Ferreira do Amaral à Rodovia João Leopoldo Jacomel. No total, 12 vigas serão utilizadas nos dois trechos. Cada ponte terá 35 metros de comprimento e 13,4 metros de largura. O projeto inclui duas faixas de rolamento, passeio para pedestres de quase três metros e barreiras de proteção, com o objetivo de garantir segurança e fluidez no tráfego. Após a instalação das vigas, os trabalhos entrarão na fase de execução da laje, integração com as pistas marginais já em implantação e preparação para a pavimentação. A intervenção integra o Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto Novo Inter 2.
No último domingo (31), o transporte e a instalação das primeiras vigas exigiram uma operação especial devido ao tamanho das peças. Cada viga tem cerca de 33 metros de comprimento e pesa pouco mais de 50 toneladas. O transporte das vigas restantes está programado para o próximo domingo (7), a partir das 7h, em outra operação de grande porte. O trajeto entre o canteiro de obras e o ponto de instalação, com cerca de 1 km, será realizado peça por peça. Durante o transporte, haverá bloqueios temporários na Rua Paulo Kissula. Em momentos específicos, haverá também bloqueios totais em ambos os sentidos da Avenida Victor Ferreira do Amaral. O maior impacto será no sentido Pinhais-Curitiba, já que será necessária uma manobra especial: a carreta acessará a Rua Brasílio de Lara e entrará de ré na Victor Ferreira do Amaral até alcançar a ponte existente.
Em paralelo, outras frentes de trabalho também estão em andamento. Segundo Marina Solek, engenheira da Secretaria Municipal de Obras Públicas e fiscal responsável pela obra, estão sendo realizadas atividades como execução de estacas para a fundação da terra armada, pavimentação das vias marginais, revitalização das redes de drenagem e calçamento, adequação da geometria viária e implantação de meios-fios. A gestão e a fiscalização são conduzidas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, com suporte técnico da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), que supervisiona projetos financiados por bancos internacionais. O investimento total na obra é de aproximadamente R$ 68,7 milhões, com prazo de execução de 18 meses. A ordem de serviço foi assinada em 28 de março deste ano, e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos até setembro de 2026.