WhatsApp
Facebook
Obra de pavimentação entre Mandirituba e São José dos Pinhais avança com nova infraestrutura e preservação histórica

A pavimentação da estrada rural que conecta Mandirituba a São José dos Pinhais avança em ritmo acelerado. Com um investimento total de R$ 96,8 milhões, a obra é executada pelo Governo do Estado por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). O projeto contempla 26,61 quilômetros de pavimentação em concreto, sendo 18,49 quilômetros em São José dos Pinhais e 8,12 quilômetros em Mandirituba. A execução foi dividida em cinco trechos, sendo os quatro primeiros localizados em São José dos Pinhais, com inclusão de pavimento rígido e ciclofaixas, enquanto o quinto trecho, de 9,7 quilômetros, abrange principalmente Mandirituba, que receberá toda a infraestrutura planejada.

Atualmente, os trabalhos estão concentrados nos trechos 3 e 5. No trecho 3, as atividades incluem serviços de drenagem, como instalação de bocas de saída de bueiro, caixas coletoras de sarjeta e caixas de ligação. Também há avanços significativos na terraplenagem, com limpeza da camada vegetal, cortes e aterros. A relocação de postes segue em andamento para permitir o remanejamento da rede elétrica. Já no trecho 5, que cobre áreas nos dois municípios, os serviços de topografia estão em progresso com o estaqueamento do trajeto, uma etapa fundamental para garantir precisão nas intervenções futuras. Além disso, estão sendo realizadas travessias com bueiro tubular de concreto, instalação de passagens de fauna e poda de árvores em pontos estratégicos para viabilizar a continuidade das obras.

Entre os destaques do projeto estão a inclusão de ciclovias de 2,5 metros de largura, a readequação e instalação de uma nova iluminação pública. Na Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais, haverá a preservação de um trecho em paralelepípedo para proteger o patrimônio histórico e cultural local. A pavimentação será executada em concreto, material reconhecido por sua durabilidade elevada e menor custo de manutenção quando comparado a outras soluções.

“Esse tipo de obra acontece como uma linha de produção. Primeiro, a topografia marca os pontos onde serão feitas as drenagens, travessias e demais intervenções. Em seguida, ocorre a limpeza da camada vegetal e o corte de árvores para, então, iniciar os serviços de drenagem e terraplenagem. A partir disso, o pavimento começa a ser executado”, explicou a engenheira da Amep, Gabriela Suckow.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, destacou os benefícios que a nova ligação metropolitana trará para a região. “Além de reduzir o tempo de deslocamento entre Mandirituba e São José dos Pinhais, a nova ligação metropolitana também vai contribuir para o melhor escoamento da produção agrícola local, o fortalecimento do turismo religioso e do cicloturismo”, afirmou. A estimativa é que a obra seja concluída em 2026.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

SANTA MÔNICA - ESPECIAL CARNAVAL
SIGATEL
PUBLICAR-BALANCO_UNIAO-GIF
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!