WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - O último adeus ao ex-prefeito Toco

O Munícipio de Campina Grande do Sul está em luto após o falecimento do ex-prefeito Elerian do Rocio Zanetti, o Toco – como era popularmente conhecido, ocorrido no domingo (2). A morte repentina do político, aos 73 anos, pegou a população da cidade e a família de surpresa.

Segundo informações levantadas pelo União Metropolitana, Toco estava em sua fazenda em Barra do Turvo, quando na sexta-feira (31) sentiu tontura e mal estar. No mesmo dia, ele retornou à Campina Grande do Sul onde deu entrada no Hospital Angelina Caron para realização de exames. O ex-prefeito permaneceu em observação durante todo o sábado (1º) e no período em que esteve hospitalizado os exames não apontaram maiores complicações de saúde.

Imagem De Destaque - O Último Adeus Ao Ex-Prefeito Toco
As mais de 50 coroas de flores recebidas em homenagem ao ex-prefeito foram transportadas pelo caminhão do Corpo de Bombeiros

No entanto, no início da madrugada de domingo (2) Toco veio a sofrer um infarto fulminante dentro do hospital. Seu filho mais velho, o prefeito Bihl Zanetti, acompanhou a equipe médica de plantão na qual tentou reanimá-lo por várias vezes, mas sem sucesso. A notícia de sua morte foi dada na manhã de domingo e se difundiu rapidamente pelas redes sociais e pela imprensa de várias regiões. Ao saberem do ocorrido, políticos e autoridades do município – assim como de outras cidades – manifestaram notas de pesar.

Imagem De Destaque - O Último Adeus Ao Ex-Prefeito Toco
Bihl Zanetti agradeceu as mensagens de apoio recebidas e o carinho demonstrado pela comunidade

O corpo do ex-prefeito foi velado no Centro de Eventos Anibal Khury, na Sede. Centenas de milhares de pessoas – de todos os lugares – passaram pelo local para dar o último adeus ao homem público. Durante o velório, familiares de Toco receberam manifestações de carinho e apoio da comunidade e de autoridades políticas, em reconhecimento à trajetória política e sua contribuição ímpar ao município e ao Paraná.

Imagem De Destaque - O Último Adeus Ao Ex-Prefeito Toco
Centenas de milhares de pessoas passaram pelo local para dar o último adeus ao político

Antes de amanhecer o dia, o prefeito Bihl e familiares receberam o abraço do governador Carlos Massa Ratinho Junior que esteve no local e logo em seguida, no início da manhã de segunda-feira (3) momentos antes do funeral, uma missa de corpo presente foi ministrada pelo padre José Messias, do Santuário Nossa Senhora de Fátima (Jardim Paulista); pelo padre Anderson, da Paróquia São João Batista (Sede) e pelo padre Eliel, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde (Araçatuba).

Imagem De Destaque - O Último Adeus Ao Ex-Prefeito Toco
Ex-prefeito foi sepultado na manhã de segunda-feira (3) no cemitério municipal

Na ocasião, um grupo de músicos homenageou o ex-prefeito com a música “cavalo preto”, canção que Toco gostava muito de ouvir e cantar em vários momentos alegres da vida.

Após a missa o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, agradeceu todas as mensagens de apoio recebidas e o carinho demonstrado pela comunidade. “Agradeço a todos que fizeram questão de participar dessa despedida. Essa demonstração de carinho mostra bem como foi meu pai, alguém que gostava de estar junto de pessoas, do povo e de seus amigos”, disse.

Imagem De Destaque - O Último Adeus Ao Ex-Prefeito Toco
Toco em reunião política com o deputado Max Rosenmann (In Memorian)

Por volta das 10h, o cortejo saiu do centro de eventos e seguiu pelas principais ruas da Sede, passando em frente ao prédio da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal, a caminho do cemitério local. O caixão, coberto pela bandeira de Campina Grande do Sul, foi levado em um veículo fúnebre. Um caminhão do Corpo de Bombeiros foi utilizado para transportar as mais de 50 coroas recebidas em homenagem ao ex-prefeito.

Muitos moradores acompanharam de suas casas o cortejo. A Prefeitura Municipal decretou luto oficial de três dias na cidade. O momento do seputalmento foi marcado com a canção “Chalana”, de Almir Sater, outra música muito apreciada por Toco. A Prefeitura Municipal decretou luto oficial de três dias na cidade.

Servidor de carreira aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Toco foi prefeito de Campina Grande do Sul por quatro mandatos: de 1977 a 1982; 1989 a 1992; 1997 a 2000; e 2001 a 2004. Era pai do atual prefeito da cidade, Bihl Zanetti, Leandro , Gabriela e Renata.
Ocupou outras funções no Estado, como Secretário de Estado, Presidente da Fundepar e Diretor da extinta Comec, atualmente AMEP.

Atualmente ex-prefeito também ocupava a Diretoria Comercial da Sanepar desde 25 de fevereiro de 2019 e implementou importantes mudanças visando a melhoria do atendimento ao cliente. Na companhia deixou sua marca, modernizando o serviço de atendimento ao cliente, o 0800, implantou o whatsapp, coordenou as reformas e ampliações das Centrais de Relacionamento. Além disso, implementou o maior programa de parcelamento de débitos ao cliente da Sanepar, o Reclip.

Em sua função, também era o responsável pelo relacionamento direto com os prefeitos de todas as cidades atendidas pela Companhia. Atuou com grande liderança na prorrogação dos contratos da Sanepar com os Municípios, no cenário de criação das microrregiões a partir do novo marco legal do saneamento.

Sua principal marca enquanto gestor municipal foi sem dúvida a Educação, na qual ele considerava como a “menina dos olhos” de sua gestão. Nesse quesito investiu na capacitação dos educadores e professores municipais. Implantou também o kit escolar que até perdurou por anos no município. A valorização dos servidores municipais, com a implantação do bolsa auxílio, também foi uma realidade enquanto prefeito, além de muitas obras pela cidade. O modo de gestão de toco serviu de modelo para as demais cidades.

Missa de Sétimo Dia

A Missa de Sétimo Dia do ex-prefeito Toco está marcada para acontecer no próximo domingo (9), às 19h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Paulista.

Luto: autoridades e entidades prestam homenagens ao ex-prefeito Elerian Zanetti

A morte do ex-prefeito de Campina Grande do Sul, Elerian do Rocio Zanetti, o “Toco”, repercutiu entre autoridades e entidades que divulgaram mensagens de luto e homenagearam o trabalho do político em vida. Entre as homenagens está a nota publicada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. No texto, Ratinho Junior destaca o trabalho de Toco na política.

“Toco era um apaixonado pelo Paraná, pelo seu povo e pelas belezas do nosso Estado. Ele sempre lutou para defender os mais necessitados. O Paraná perde um grande homem. Eu perco um grande amigo”.

Carlos Massa Ratinho Junior

Governador do Paraná

“Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Campina Grande do Sul e diretor da Sanepar, Toco Zanetti. Que Deus acolha sua alma e conforte o coração de seus entes queridos nesse momento difícil”.

Beto Preto

Secretário de Estado da Saúde

“Minhas mais sinceras condolências à família, amigos e a todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e conviver com ele. Sempre enérgico e comunicativo, vá com Deus, meu amigo!”

Helio Wirbiski

Secretário de Estado de Esporte

“Um homem que amava política, que deixou sua marca no Paraná sendo diretor da Sanepar e brilhante servidor de carreira do Tribunal de Contas do Estado. Toco dedicou muitos anos a Campina Grande do Sul, cuidado que agora é continuado pelo seu filho, atual prefeito da cidade, Bihl Zanetti. Descanse em paz. Que Deus console aos familiares e amigos”.

Ademar Traiano

Deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná 

“Servidor de carreira aposentado do Tribunal de Contas, ocupava, brilhantemente, o cargo de diretor comercial da Sanepar. É uma perda irreparável para o nosso estado. Toda minha solidariedade à família neste momento tão difícil. Que o nosso querido Toco Zanetti faça uma passagem iluminada”.

Alexandre Curi

Deputado estadual

“Grande liderança do nosso estado, foi prefeito por quatro mandatos em Campina Grande do Sul e vinha realizando um trabalho exemplar como diretor da Sanepar. Agradeço por toda a amizade e parceria ao longo dos anos e deixo minhas orações para seu filho, prefeito Bihl Zanetti, família e amigos, para que possam encontrar em Deus forças nesse momento tão difícil”.

Paulo Litro

Deputado federal

“Toco sempre me tratou com muito carinho e alegria, fazendo festa toda vez que me via. Um homem que amava política, que deixou sua marca no Paraná sendo diretor da Sanepar e brilhante servidor de carreira do Tribunal de Contas do Estado. Descanse em paz, meu amigo. Que Deus console os familiares e amigos”.

Cloara Pinheiro

Deputada estadual

“Toco não apenas foi uma figura marcante na política local, mas também um amigo querido para muitos. Neste momento de luto, que as lembranças dos bons momentos tragam algum conforto nos dias difíceis que virão. Toco, com sua gentileza e comprometimento, deixou uma marca em nossos corações”.

Luiz Claudio Romanelli

Deputado estadual

“Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos”. Cora Coralina. Nos ensinamentos de Cora Coralina, não morre aquele que deixou ensinamentos e bons frutos para a sociedade, viverá eternamente como parte da história e no coração daqueles que com ele tiveram a alegria de conviver. Descanse em paz, meu caro!

Marcia Huculak

“Toco dedicou sua vida ao desenvolvimento e ao bem-estar dos cidadãos de Campina Grande do Sul. Meus sentimentos aos familiares e amigos”.

Cobra Repórter

Deputado estadual

“Toco deixa um importante legado na vida pública trabalhando incansavelmente pela qualidade de vida dos campinenses-do-sul. Neste momento de extrema dor, externo meus profundos sentimentos de consolo aos familiares e amigos.  Descanse em paz Toco, e que Deus o receba na glória eterna”.

Marli Paulino

Deputada estadual

“Grande político, Toco deixa um legado de realizações pela causa municipalista e a marca da boa gestão na sua passagem pela diretoria comercial da Sanepar, onde nos recebia sempre de braços abertos e nos ajudava a ajudar os municípios. Firmamos juntos grandes parcerias que levaram qualidade de vida a famílias de todo o Paraná. A Deus, peço que receba nosso amigo e o acolha ao seu lado! Vá em paz, Toco!”

Alisson Wandscheer

Deputado estadual

“Prefeito por quatro mandatos em Campina Grande do Sul, deixa um grande legado de trabalho e dedicação pelo município e pelo Paraná. Dedico minhas orações e sentimentos para seu filho, prefeito Bihl Zanetti, e toda sua família e amigos”.

Adão Litro

Deputado estadual

“Sempre presente, me ajudou muito desde a época em que fui prefeito e nos mandatos. Levo seus ensinamentos comigo. Vai em paz, meu amigo. Nossos sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus conforte a todos neste momento triste”

Toninho Wandscheer

Deputado federal

“Toco sempre dedicou sua vida ao município de Campina Grande do Sul. Defensor do desenvolvimento, buscou o progresso e o crescimento, deixando um legado importante não só para Campina Grande do Sul, mas para toda a nossa região. Seu nome estará sempre atrelado à história dessa cidade”

Loreno Tolardo

Prefeito de Quatro Barras

“O Toco cumpriu dois mandatos com excelência na cidade vizinha Campina Grande do Sul, e sem dúvidas fará muita falta! Minha sincera condolência ao amigo prefeito Bihl Zanetti, aos demais familiares, amigos e colegas que assim como eu, sentirão essa falta”

Josimar Fróes

Prefeito de Piraquara

“Agradecemos pela presença do Toco também na história de nossa paróquia. Muitas vezes ele mesmo recordava que, na infância, foi coroinha, e que, mais tarde, colaborou com seus pais na vida paroquial da recém recriada paróquia. É notável a colaboração, de igual forma, de nossa atual Igreja Matriz, inaugurada em 2004”.

Paróquia São João Batista – Campina Grande do Sul

“Sua contribuição ao desenvolvimento da cidade vizinha e também à nossa região como um todo permanecerá sempre como seu forte e marcante legado. Expressamos nossa solidariedade à todos os familiares e amigos, neste triste momento”.

Prefeitura Municipal de Quatro Barras

“O representante da Companhia de Saneamento do Paraná esteve recentemente em Umuarama para a liberação de importantes recursos que permitirão uma super reestruturação no sistema da rede de esgoto do município, onde ele possuía uma série de amigos que lastimam sua passagem. Que Deus conforte o coração de todos os seus familiares e que o receba na luz eterna”

Prefeitura Municipal de Umuarama

“Expressamos nossas sinceras condolências à família, amigos e a todos que o conheceram. Seu legado de trabalho árduo e compromisso com o serviço público será sempre lembrado e respeitado”

Assomec – Associação dos Municípios da Região Metropolitana

“Neste momento de luto, prestamos e registramos nossas condolências e solidariedade aos familiares e amigos. Que eles possam ter o conforto e força para superar esse momento de dor e tristeza”

AMUVI – A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí

“Grande amigo toco, dedicou sua vida ao desenvolvimento e ao bem-estar dos cidadãos de Campina Grande do Sul. Sua liderança e visão progressista deixaram marcas significativas que serão sempre lembradas com respeito e gratidão”.

Servidores municipais relembram trajetória de Toco

Os servidores municipais – tanto da ativa como os já aposentados – relembraram suas trajetórias profissionais ao lado de Toco, bem como o legado deixado pelo ex-prefeito ao município.

“Tive uma ligação direta com o Toco, visto que trabalhei em sua gestão durante dois dos seus mandatos: de 1989 a 1992, no setor de Tesouraria; e de 2001 a 2004, no setor de Recursos Humanos. Durante esses oito anos eu despachava frequentemente com ele os documentos e assuntos pertinentes ao setor no qual estava lotada.

Toco sempre foi aquele “patrão” exigente, perfeccionista, que não se contentava com nada menos que o excelente. Para ele, os documentos oficiais tinham que ser impecáveis, assim como os prédios públicos, a limpeza urbana, e por aí afora. E o que era ainda mais notável: ele não apenas “mandava” fazer; ele participava, fiscalizava pessoalmente, e só aprovava quando atingia o padrão estipulado.

Porém, isto não era ruim, porque o mesmo nível de exigência que ele tinha para com os servidores, tinha para consigo mesmo: em tudo que fazia, ele buscava a excelência, e só se contentava ao atingi-la.
Mestre em palavras e em ações, muito me ensinou ao longo do caminho, e certamente teve um grande papel na solidificação do meu próprio modo de trabalhar e liderar.

Toco foi não apenas um grande prefeito, mas foi também um grande líder cujo magnetismo pessoal – além de todas as obras que realizou – conquistou a admiração de todos à sua volta. Elerian “Toco” Zanetti amou intensamente cada cantinho de Campina Grande do Sul, trabalhou arduamente e deixou um legado muito grande para o nosso município; durante décadas ajudou a escrever a história de Campina, e para sempre fará parte da mesma”

Estela Celina Müller

Servidora concursada do Município, ocupante do cargo de provimento efetivo de oficial administrativo


“Nosso querido Toco fez parte da história da minha vida desde sua infância. Fomos próximos desde então. Toco, sempre muito ativo, prestativo, inteligente e curioso, pronomes esses que sem dúvidas, o levaram ao patamar alcançado por excelência como prefeito de nosso município por várias gestões seguidas.

Nossa Campina Grande do Sul, nostálgica, viu o despertar de uma nova e moderna vila se tornar um município progressista e acolhedor, buscando estruturas e oportunidades de trabalho, não só para os campinenses, mas de pessoas que vieram de outras regiões.

Fui testemunha de todo esse crescimento, não só como amiga, mas como profissional na área da Educação, juntamente com a minha família. Meu esposo me acompanhou nesse processo, pois esteve à frente de várias secretarias recebendo e dando apoio incondicional à brilhante e inesquecível administração do Toco, que nos deixou para voltar à morada eterna, tendo cumprido com muito amor a missão que Deus lhe destinou.

Saudades eternas, descanse em paz querido amigo Toco”

Teolinda Silva Maschio

Professora aposentada

“Foi meu primeiro chefe. Iniciei em 1992 na prefeitura com o Toco. Ele foi um exemplo de administrador, sou muito grata por todos os ensinamentos. Com certeza uma grande inspiração e um homem de grande legado”.

Rosiane Dalprá

Oficial administrativo concursada e secretária do gabinete do prefeito

“Conheci o ex-prefeito Toco na minha nomeação como servidor publico no município no ano de 1990, onde a minha participação foi mais no lado profissional durante doze anos trabalhando nas gestões de 1989 a 1992, 1997 a 2000 e 2001 a 2004.

Durante esse período de convivência, ele sempre nos ensinou a fazer a coisa publica com excelência, as cobranças eram diárias para que nos fizéssemos sempre o melhor pelo município.

Sempre foi um gestor preocupado em investir no servidor para que este desse o retorno ao município. Com implantação de bolsa auxilio para os servidores de diversas áreas do quadro geral de servidores, onde os servidores recebiam em folha de pagamento um percentual do valor da mensalidade.

Um gestor que tinha na Educação a sua menina dos olhos, lema que ele sempre usou nas suas gestões, sempre procurando fazer com que os profissionais na área da educação se capacitassem constantemente, e retorno era garantido aos alunos da rede municipal.

Lembro que foi na gestão dele que foi implantado no município kit escolar para todos os alunos da rede municipal, a qual perdura por anos no município. Um gestor preocupado sempre em implantar novas ações, onde rotina mente tínhamos visitas de outros municípios para conhecer diversas áreas da administração que era tratado com excelência e servia de modelo para os demais”

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Alteração do nome