WhatsApp
Facebook
Novo Centro de Socioeducação é inaugurado em Piraquara com capacidade ampliada e infraestrutura moderna

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), inaugurou nesta quarta-feira (9) o Centro de Socioeducação (Cense) São Francisco – Piraquara. A unidade substitui a antiga, criada em 1958, e tem capacidade para receber até 88 adolescentes, quatro vezes mais que o antigo centro.

A nova estrutura possui 5.362 m² de área construída em um terreno de 20 mil m², com 78 alojamentos, dois módulos de ensino com salas de aula (incluindo laboratório de informática), ginásio de esportes, biblioteca, horta, espaço ecumênico, área administrativa e espaço para os servidores, além de ampla segurança. O projeto segue os padrões do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), instituído pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

A obra foi coordenada pela Secretaria de Cidades (Secid), por meio da Paraná Edificações (Pred), com recursos do Fundo para Infância e Adolescência (FIA-PR), vinculados ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), e pela Secretaria do Desenvolvimento Social e da Família (Sedef). O investimento total foi de R$ 10 milhões, sendo R$ 9,4 milhões destinados pelo FIA-PR. Concluída em dezembro de 2024, a instalação do mobiliário, equipamentos e a transferência dos internos ocorreram no primeiro trimestre de 2025.

O espaço já opera com 88 servidores, entre assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, odontólogos, terapeutas ocupacionais, agentes de segurança socioeducativos, e funcionários administrativos e terceirizados. O secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, afirmou: “Estamos orgulhosos de entregar uma estrutura moderna e inovadora, do ponto de vista tecnológico e de engenharia, que vai melhorar consideravelmente o atendimento socioeducativo, não só para os adolescentes, com a realização de projetos que promovam a cidadania através da educação, da cultura, do esporte, da arte e da formação profissional, mas também melhorando a qualidade das condições de trabalho dos nossos servidores da socioeducação.”

O diretor do Cense, Ronaldo Marafon Drevek, destacou: “Na antiga unidade, embora tivéssemos dificuldades, questões estruturais inclusive, nós fazíamos um trabalho com amor. Não é apenas uma estrutura nova, mas as pessoas trabalharam lá e agora estão aqui trouxeram essa carga emocional de respeito e de trabalho com humanidade com os adolescentes.”

A promotora Danielle Cristine Cavali Tuoto, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente, e da Educação do Ministério Público do Paraná, ressaltou: “É importante celebrar este momento. Nós que participamos diretamente ou indiretamente com a socioeducação, desses diálogos entre o governo estadual, os órgãos dos sistemas de Justiça e de Garantia de Direitos. Nós sabemos o trabalho e quantas coisas aconteceram para isso.”

Loireci Dalmolin, vice-prefeita de Piraquara, acrescentou: “Como professora há 34 anos, hoje aposentada, eu sempre trabalhei com crianças e adolescentes, e nós sonhamos que eles se tornem adultos formados, pessoas do bem, pessoas que busquem transformar a realidade. No entanto, alguns por falta de oportunidade ou pela própria sociedade que precisamos repensar, enroscam um pouco no seu desenvolvimento. Nós temos esses espaços da socioeducação para tratar com humanidade o recomeço, retomada de vínculos e reintegração na sociedade desses adolescentes.”

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

SANTA MÔNICA - ESPECIAL CARNAVAL
SIGATEL
PUBLICAR-BALANCO_UNIAO-GIF
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!