WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Nova campanha alerta comunidade escolar sobre importância da frequência

A partir desta segunda-feira (08) até sexta-feira (12), a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) realiza a Semana D – Mobilização Pela Frequência Escolar. A ação tem como propósito engajar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da assiduidade às aulas na rede de ensino do Estado. Esta é a terceira edição da iniciativa que envolve alunos, professores, colaboradores, núcleos regionais, autoridades e membros da comunidade como fomentadores ativos da educação em todo o Paraná.

A Semana D é marcada por uma série de medidas que englobam atividades dentro e fora das escolas, incluindo campanhas de incentivo, distribuição de panfletos e ampla divulgação nas mídias. A iniciativa convida entidades públicas e privadas a promoverem o diálogo com a comunidade, reforçando que a assiduidade às aulas não garante apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal, profissional e técnico dos alunos.

“Em 2023, 87% dos alunos matriculados na rede participaram com regularidade das aulas. O número foi três pontos percentuais maior quando comparado ao ano anterior e também é superior a 2019, quando os dados da frequência começaram a ser monitorados. O objetivo é otimizar ainda mais o comparecimento dos alunos à escola e, por isso, o esforço coletivo é tão importante”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.

Além das atividades presenciais, a Seed-PR promoverá palestras ao vivo, pela internet, entre os dias 08 e 11, voltadas a professores, pedagogos, educadores e colaboradores das escolas. As palestras abordarão boas práticas para manter a alta frequência em sala de aula.

“A consistência na participação das aulas ajuda os alunos a manterem o ritmo regular de estudos e acompanharem o progresso do currículo de forma contínua. Falhar em comparecer regularmente pode resultar em lacunas no entendimento do material e dificuldades no desenvolvimento acadêmico e profissional no futuro”, acrescenta Miranda.

Os interessados em participar podem buscar informações nas escolas da rede estadual de ensino ou nos Núcleos Regionais de Educação. Para assistir às palestras, basta escanear os códigos QR disponíveis ou acessar os links disponibilizados nos horários indicados.

Desde que os dados da frequência escolar na rede estadual começaram a ser monitorados, em 2019, os índices de assiduidade às aulas têm aumentado. Em 2023, o índice de participação regular dos alunos atingiu 87%, demonstrando uma evolução consistente ao longo dos anos.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli