O Natal de Curitiba 2025 contará com mais de 150 atrações, promovidas pela Prefeitura, patrocinadores e eventos privados. A programação acontecerá de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro, somando 44 dias de celebração. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (27) pelo prefeito Eduardo Pimentel, na Capela Santa Maria, no Centro.
O Circuito de Natal no Centro, que terá entrada gratuita, irá englobar pontos icônicos como a Praça Santos Andrade, a Rua XV de Novembro, o Largo da Ordem, a Praça Tiradentes, as Ruínas de São Francisco e o Passeio Público. Entre as atrações estão decorações especiais, espetáculos de dança e música ao ar livre, roda-gigante, projeções mapeadas, carrossel veneziano e os tradicionais trenzinhos elétrico e sobre trilhos.
A Praça Santos Andrade será o coração dessa programação, com dois palcos ao ar livre – um em frente ao Teatro Guaíra e outro nas escadarias da UFPR –, que apresentarão espetáculos inéditos e experiências interativas voltadas para toda a família, especialmente para as crianças.
A programação espera atrair 2,4 milhões de espectadores, um crescimento em relação aos 2,2 milhões registrados em 2024. O número de turistas também deverá aumentar, com a previsão de 322 mil visitantes, superando os 292.789 do último ano. De acordo com o Instituto Municipal de Turismo, o impacto econômico estimado é de R$ 439,8 milhões, 10% a mais que os R$ 399,9 milhões de 2024. Esse montante inclui gastos com hospedagem, alimentação, transporte, passeios e compras.
Uma das principais novidades deste ano é o “Disney Celebra: Um Natal Inesquecível”, que será realizado pela primeira vez no Brasil. No Parque Barigui, o evento contará com o Parque Mágico Disney, que abrigará a maior árvore de Natal da temporada – com 35 metros de altura –, além das sessões gratuitas de filmes do Disney+ Open Air.
O tradicional Natal do Bradesco no Palácio Avenida terá um fim de semana extra neste ano, totalizando seis apresentações no início de dezembro. O coral de 90 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento se apresentará nas janelas do histórico prédio da Rua XV de Novembro.
Outra atração que retorna é a Maria Fumaça “Rumo ao Natal”, promovida pela operadora ferroviária Rumo. Fabricada em 1950, a locomotiva levará o Papai Noel a bordo, percorrendo a cidade e encantando o público.
Cartões-postais de Curitiba, como o Jardim Botânico, os parques Tanguá e Náutico, além dos Memoriais de Curitiba e Paranista, terão programações especiais destinadas às famílias. Espetáculos natalinos também serão realizados nas regionais, levando o espírito de Natal diretamente às comunidades.
Outras tradições que reforçam Curitiba como a capital brasileira do Natal também estarão presentes, como o Natal da Família Moletta, no Umbará; o Natal da Família Madalosso, em Santa Felicidade; os espetáculos de balé nas Ruínas de São Francisco; e diversas apresentações de concertos e autos em teatros, igrejas, santuários e templos por toda a cidade.







