WhatsApp
Facebook
Mutirão para emissão da Carteira da Pessoa Idosa acontece em Curitiba nesta segunda (4)

Na segunda-feira (04), será realizado em Curitiba um mutirão para emissão da Carteira da Pessoa Idosa Paranaense. O evento acontecerá na Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, no Centro, das 10h às 17h. A ação é promovida pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com a Prefeitura de Curitiba através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Humano (SMDH). O objetivo é facilitar o acesso da população com 65 anos ou mais ao documento, essencial para a solicitação de passagens gratuitas ou com 50% de desconto no transporte rodoviário intermunicipal, além de outros direitos.

Leandre, representante da iniciativa, destaca: “Essa iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Paraná com a garantia dos direitos das pessoas idosas paranaenses, demonstrando um olhar cuidadoso e inclusivo de um Estado amigo e respeitoso com essa parcela da população.” A ação integra o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, instituído pela Lei Estadual n.º 22.189/2024, e busca promover o envelhecimento ativo e a proteção de direitos.

Para solicitar a Carteira da Pessoa Idosa, podem participar pessoas com 65 anos ou mais, com renda mensal de até dois salários mínimos e cadastro atualizado no CadÚnico. Para o atendimento, é obrigatório levar documento oficial com foto e comprovante de residência. Além disso, o mutirão contará com suporte especial relacionado ao CadÚnico, oferecido por equipes da Fundação de Ação Social (FAS).

Durante o evento, também serão disponibilizados outros serviços, como orientações de saúde fornecidas pela Secretaria Municipal da Saúde, cadastros para vagas de emprego com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, atividades culturais e informações a respeito dos direitos da pessoa idosa, entre outras ações.

Curitiba integra a Rede de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) focada na criação de ambientes que atendam às necessidades de uma população idosa em crescimento. Atualmente com 321.137 moradores acima de 60 anos, a cidade reafirma seu compromisso com políticas inclusivas. O Paraná lidera o ranking nacional de municípios reconhecidos como Cidade Amiga das Pessoas Idosas, representando 76% do total de cidades brasileiras certificadas. Até 2028, o Governo do Estado pretende que todos os 399 municípios obtenham essa certificação, com apoio técnico da Semipi. Em agosto, o Paraná receberá o certificado de membro afiliado da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, emitido pela Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em Washington, nos Estados Unidos. Em maio, o Paraná foi reconhecido como o primeiro Estado Amigo da Pessoa Idosa na América do Sul, garantindo essa filiação na rede global.

Após o mutirão, a solicitação da Carteira da Pessoa Idosa Paranaense estará disponível em todas as Administrações Regionais de Curitiba, às quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Confira os endereços de atendimento:

Matriz: Praça Rui Barbosa, 101
CIC: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2470
Boa Vista: Av. Paraná, 3600
Cajuru: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150
Boqueirão: Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430
Portão: Rua Carlos Klemtz, 1700
Pinheirinho: Rua Winston Churchill, 2033
Bairro Novo: Rua Tijucas do Sul, 1700
Santa Felicidade: Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Tatuquara: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/nº

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!