Na sexta-feira, 22 de novembro, o Museu Oscar Niemeyer celebrará seu 22º aniversário com entrada gratuita para todos os visitantes. Nesta data, serão inauguradas três exposições inéditas. Paralelamente, o museu terá reformas estruturais concluídas, incluindo novos guarda-volumes, iluminação externa e bilheteria. Além disso, haverá performance artística e apresentação musical.
As novas exposições são “O Olho da Noite” de Jean-Michel Othoniel, “Afinidades III – Cochicho” de Luiz Zerbini, ambas com curadoria de Marc Pottier, e “Convivendo em Harmonia com a Impermanência”, com curadoria de Géraldine Lenain.
A exposição “O Olho da Noite” apresenta obras do artista francês Jean-Michel Othoniel nos espaços Araucária 1 e 2, bem como na área externa do museu. Transformando a sala do Olho em um grande planetário, com esculturas flutuantes dos signos do zodíaco. No chão, tijolos de vidro azul criam um efeito visual refletindo constelações. Com 25 grandes obras, utiliza materiais como vidro espelhado, aço inoxidável, madeira e folhas douradas.
“Afinidades III – Cochicho” será exposta na Sala 7. Desta vez, o artista Luiz Zerbini selecionou peças de Guido Viaro, Miguel Bakun, Bruno Lechowski, Guilherme William Michaud e Theodoro de Bona, todos ligados pela temática da natureza. Este projeto iniciou em 2021, a segunda edição contou com artistas mulheres de diversas regiões do Brasil.
“Convivendo em Harmonia com a Impermanência”, situada na Sala 5, expande a exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, exibindo um segmento do acervo doado pelo diplomata Fausto Godoy. O público poderá explorar experiências imersivas, vídeos interativos, videoinstalação, e um Museu Virtual com 16 obras de 12 artistas asiáticos, sob a curadoria de Géraldine Lenain.
No dia 22, às 11h, e em 23 e 24 de novembro, às 11h e às 16h, a performance “Minha Casa no Ar” será apresentada. Criada pela sul-coreana Jisoo Yoo, a performance explora espaços com uma casa inflável questionando a estabilidade da habitação. No mesmo dia, às 16h, haverá apresentação musical com a Orquestra Garoto Cidadão Araucária entre as salas 1 e 4, tocando o VII Concerto Itinerante “Trilhas – Uma Vivência Sonora”.
O Museu Oscar Niemeyer, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, contém aproximadamente 14 mil obras e é o maior museu de arte da América Latina, ocupando mais de 35 mil metros quadrados.
Serviço: Aniversário do MON
Data: 22/11, sexta-feira
Abertura de três novas exposições, performance e apresentação musical
Entrada gratuita
Museu Oscar Niemeyer
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba
www.museuoscarniemeyer.org.br